Emirados Árabes anunciam plano de investir US$ 54 bilhões em energia de fontes renováveis

July 04, 2023 | Categoria: Energy

Os Emirados Árabes Unidos planejam triplicar sua oferta de energia renovável e investir até US$ 54 bilhões nos próximos sete anos para atender às crescentes demandas de energia. O vice-presidente dos Emirados Árabes e governante de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, fez o anuncio ontem, além de novos investimentos em combustível de hidrogênio de baixa emissão e desenvolvimento de infraestrutura para veículos elétricos. A nação produtora de petróleo prometeu ser neutra em carbono até 2050, sem explicar completamente como, e vai sediar a cúpula do clima COP28 ainda este ano. 

A riqueza do petróleo dos Emirados Árabes Unidos impulsionou sua transformação em um importante centro de neg...

Continuar Lendo

União Europeia tenta aprovar acordo de energia renovável

June 14, 2023 | Categoria: Energy

Por: REUTERS

Os países da UE esperam aprovar um acordo sobre novas metas de energia renovável na quarta-feira e estão considerando opções, incluindo uma isenção para certas plantas de amônia, em uma tentativa de conquistar os países céticos em relação à lei final, disseram fontes diplomáticas.

A União Europeia está tentando finalizar um pilar fundamental de sua agenda climática. Se aprovada pelos países e legisladores da UE, a lei de energia renovável consagrará uma meta obrigatória para a UE obter 42,5% de sua energia de fontes renováveis até 2030.

A aprovação da lei pelos países foi adiada por semanas, após a oposição tardia da Fra...

Continuar Lendo

Agência Internacional de Energia alerta: estamos na década crucial para a Eficiência Energética

June 14, 2023 | Categoria: Energy

Por DatacenterDynamics 

A eficiência energética é fundamental para melhorar os padrões de vida em todo o mundo, garantindo acesso confiável, acessível e universal à energia. Ela impulsiona o crescimento econômico, acelera a transição para energia limpa, visando a emissão líquida zero de gases de efeito estufa até 2050, e contribui para a segurança energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

As atuais crises energética e climática destacam a necessidade de economias se tornarem mais resilientes e responsivas a choques de curto prazo, ao mesmo tempo em que se alinham com objetivos econômicos, ambientais, climáticos e sociais de longo pra...

Continuar Lendo

A proposta para criar concreto a partir da cana-de-açúcar

June 14, 2023 | Categoria: Engineering

Mariana Vick12

Pesquisadores de uma universidade britânica desenvolveram um material alternativo ao concreto que se mostrou uma possível solução para o problema de emissões de gases de efeito estufa na construção civil: o concreto feito a partir da cana-de-açúcar. A ideia surgiu quando especialistas buscavam saídas para reconstrução de um distrito no leste de Londres.

Chamado de Sugarcrete, o material é feito a partir do bagaço da cana e tem o objetivo de explorar soluções sustentáveis na construção por meio da reciclagem de resíduos biológicos. Além de diminuir o impacto do setor para a mudança climática, o novo tipo de concreto dá um novo destino a materiais que seri...

Continuar Lendo

Energia solar é transmitida do espaço para a Terra pela primeira vez

June 13, 2023 | Categoria: Energy

Tiago Robles

Este é um marco para o futuro da energia renovável! Pesquisadores do Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, transmitiram pela primeira vez a energia de painéis solares no espaço para a Terra, sem a necessidade de conexões físicas.

O experimento faz parte do Projeto de Energia Solar Espacial (SSPP, na sigla em inglês) do Instituto e foi divulgado em um comunicado de imprensa em 1 de junho, confirmando o sucesso da transferência.

A transmissão se deu através do protótipo Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment (MAPLE) instalado na sonda solar Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1), que foi lançado em órbita em janeiro deste ano.

Como ocorreu essa transferência?

A sonda SSPD-1, ac...

Continuar Lendo

Petrobras e Unigel analisam oportunidades em hidrogênio verde

June 06, 2023 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia

A Petrobras iniciou discussões com a Unigel para analisar negócios conjuntos envolvendo desenvolvimento de oportunidades nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono.

As empresas assinaram acordo de confidencialidade não vinculante com vigência de dois anos. Somente após a conclusão de análises técnicas por grupo multidisciplinar, eventuais projetos advindos do acordo terão estimativas oficiais de custo e retorno, necessárias para futuramente serem apreciados pelas instâncias de aprovação interna, de acordo com a governança da companhia

...

Continuar Lendo

Preços da energia mais baixos podem afetar geradoras, alerta BTG

June 02, 2023 | Categoria: Energy

Investing.com – Passando o momento de crise hídrica causada pela estiagem nos anos de 2020 e 2021, que elevou os preços de energia elétrica, os reservatórios estão abastecidos após dois anos de forte hidrologia. Com patamares mais confortáveis, estimados em torno de 87,1% da capacidade – indicador visto anteriormente somente em 2011, os preços da energia caíram aos níveis mínimos no final de 2021 e seguem desta forma. Em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, o banco BTG (BVMF:BPAC11) afirma que possui uma visão pessimista para os preços, tendo em vista que eles são muito correlacionados com hidrologia e demanda. “Como nós não vemos sinais significativos de retomada da demanda no curto prazo e os reservató...

Continuar Lendo

Com IPO no radar, construção civil ganha força na tese da Softplan

June 02, 2023 | Categoria: Engineering

Desde quando a estação favorável para as empresas de tecnologia se tornou um intenso inverno de restrição financeira, as teses voltadas para receita recorrente com a oferta de produtos para empresas, o chamado B2B, passaram a prevalecer no mercado. Sob este clima, o Software as a Service (SaaS) ganhou tração nos últimos anos por atender estes dois requisitos.

Empresas listadas, como Sinqia (SQIA3) e Totvs (TOTS3), e as postulantes à Bolsa NSTech e Softplan têm atraído a atenção dos investidores pela resiliência e pelo apetite para expandir seu portfólio.

“O cenário está mais propício para aquisições do que para captações. As empresas de SaaS surfam melhor o momento por conta da recorr...

Continuar Lendo