Energia solar é transmitida do espaço para a Terra pela primeira vez

June 13, 2023 | Categoria: Energy

Tiago Robles

Este é um marco para o futuro da energia renovável! Pesquisadores do Caltech, Instituto de Tecnologia da Califórnia, transmitiram pela primeira vez a energia de painéis solares no espaço para a Terra, sem a necessidade de conexões físicas.

O experimento faz parte do Projeto de Energia Solar Espacial (SSPP, na sigla em inglês) do Instituto e foi divulgado em um comunicado de imprensa em 1 de junho, confirmando o sucesso da transferência.

A transmissão se deu através do protótipo Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment (MAPLE) instalado na sonda solar Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1), que foi lançado em órbita em janeiro deste ano.

Como ocorreu essa transferência?

A sonda SSPD-1, acoplada à espaçonave Momentus Space Vigoride, consiste em dois painéis de coleta de energia solar. A matriz de transmissores de energia de micro-ondas do MAPLE, que está na sonda, utiliza interferência construtiva e destrutiva para transmitir a energia em uma distância específica. Esses transmissores são acionados por chips personalizados que foram construídos com materiais de silício de baixo custo.

Além disso, o MAPLE tem outras duas matrizes de receptores separadas a cerca de 30 centímetros do transmissor para receber a energia, convertê-la em eletricidade de corrente contínua e usá-la para acender um par de LEDs.

Então, a matriz de transmissores da MAPLE transmitiu a energia solar do espaço para um receptor localizado no telhado do Laboratório de Engenharia Gordon and Betty Moore, no campus da Caltech em Pasadena. E o sucesso veio: o sinal recebido apareceu no tempo e na frequência esperados, e teve a mudança de frequência correta conforme o previsto com base em sua viagem desde a órbita.

O codiretor do Projeto e professor de engenharia elétrica, Ali Hajimiri, que liderou a equipe do trabalho, afirmou: “Através dos experimentos que realizamos até agora, recebemos a confirmação de que o MAPLE pode transmitir energia com sucesso para receptores no espaço”. “Também conseguimos programar a matriz para direcionar sua energia para a Terra, que detectamos aqui no Caltech. Tínhamos, é claro, testado na Terra, mas agora sabemos que ela pode sobreviver à viagem ao espaço e operar lá”, acrescentou ele.

O futuro da conquista

Os painéis solares já estão sendo usados para fornecer energia à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas se funcionarem em larga escala, eles podem trazer energia limpa e renovável para a Terra, até para regiões remotas e áreas devastadas por guerras ou desastres naturais, por exemplo.

A ideia dos cientistas é que o SSPP resulte futuramente em uma constelação de espaçonaves que coletam a luz do Sol, transformando-a em eletricidade e convertendo em micro-ondas que serão transmitidas sem fio por longas distâncias.

Hajimiri ainda destacou a importância dessa conquista: "Da mesma forma que a Internet democratizou o acesso à informação, esperamos que a transferência de energia solar sem fio democratize o acesso à energia". Também desejamos que essa tecnologia prospere no futuro, contribuindo para o uso de energias renováveis!