Agência Internacional de Energia alerta: estamos na década crucial para a Eficiência Energética

June 14, 2023 | Categoria: Energy

Por DatacenterDynamics 

A eficiência energética é fundamental para melhorar os padrões de vida em todo o mundo, garantindo acesso confiável, acessível e universal à energia. Ela impulsiona o crescimento econômico, acelera a transição para energia limpa, visando a emissão líquida zero de gases de efeito estufa até 2050, e contribui para a segurança energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

As atuais crises energética e climática destacam a necessidade de economias se tornarem mais resilientes e responsivas a choques de curto prazo, ao mesmo tempo em que se alinham com objetivos econômicos, ambientais, climáticos e sociais de longo prazo.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE) , esta década é crucial para a eficiência energética, exigindo ação acelerada e implementação ambiciosa de políticas para garantir segurança e acessibilidade energéticas, enquanto avançamos em direção às emissões líquidas zero.

No entanto, o cenário atual não é dos melhores. O ritmo de melhoria da intensidade energética global desacelerou consideravelmente na última década. Contudo, com base na análise da Agência, ainda é possível dobrar a taxa anual de melhoria da intensidade energética atual, a fim de promover prosperidade, crescimento econômico sustentável e atingir as metas climáticas globais.

Para alcançar esses objetivos, todos os países devem tomar medidas ambiciosas em todos os setores, considerando suas circunstâncias nacionais. Isso inclui a implementação de pacotes de políticas eficazes, abrangendo medidas de mudança de comportamento, uso eficiente de recursos e avanços tecnológicos, como digitalização e aquecimento descarbonizado. A AIE reforça que todos os setores, públicos e privados, desempenham um papel importante na melhoria da eficiência energética e no impulso ao investimento.

No último ano, testemunhamos mudanças importantes ao redor do mundo. Países adotaram metas e padrões mais rigorosos para impulsionar a eficiência energética, economizar energia e apoiar um crescimento econômico sustentável. No entanto, é necessário multiplicar esforços.

É encorajador notar que, como resposta à crise energética global, houve melhorias anuais de 2% na intensidade energética. Essas melhorias foram impulsionadas pelas medidas de eficiência energética adotadas por governos, empresas e consumidores.

A AIE destaca que as ações globais recentes para acelerar a eficiência energética indicam uma possível mudança significativa após anos de um lento progresso. Para alcançar essa transformação, é necessário adotar ações políticas coordenadas, estabelecer marcos regulatórios adequados e realizar investimentos em larga escala no setor de demanda, possibilitando a modernização dos sistemas de energia em ritmo acelerado.

O momento atual, marcado pela ênfase na eficiência energética em meio à crise energética global, proporciona uma oportunidade para implementar ações precoces baseadas em dados confiáveis e indicadores claros. Além disso, consolida a importância da eficiência energética nas decisões globais de energia e clima a longo prazo, impulsionando o estabelecimento de metas ambiciosas em nível global.

Destacamos a recente reunião dos ministros do G7 sobre Clima, Energia e Meio Ambiente, presidida pelo Japão, que enfatizou "o papel da eficiência energética como o 'primeiro combustível', um pilar fundamental na transição global rumo a emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050". Além disso, durante a 8ª Conferência Global Anual sobre Eficiência Energética em Versalhes, França, representantes de países como Brasil, Angola, Argentina, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido se reuniram para discutir como impulsionar ainda mais o progresso global em eficiência energética.