Lobão confirma verba do Tesouro para empresas de energia

July 30, 2013 | Categoria: Energy

ANNE WARTH, ANDRÉ MAGNABOSCO, RICARDO BRITO / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou ontem que o Tesouro Nacional poderá alocar recursos em fundos do setor elétrico para pagar as indenizações às empresas que aceitaram renovar antecipadamente suas concessões, que vencem entre 2015 e 2017. A adesão das companhias ao programa viabilizou o desconto médio de 20% na conta de luz para consumidores, anunciado pela presidente Dilma Rousseff.

Ao ser abordado por jornalistas e empresários, Lobão desconversou e evitou se estender sobre o assunto. Afirmou que o tema está sob análise e afirmou que, se necessário, o Tesouro vai viabilizar os recursos.

Ontem, o Estado revelou que o governo n...

Continuar Lendo

Luis Gameiro, da Trade Energy: Energia mais barata para todos?

July 29, 2013 | Categoria: Energy


No último quadrimestre de 2012, para solucionar a questão de como renovar as concessões de energia vincendas a partir de 2015, referentes aos ativos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, o governo editou, em setembro, a Medida Provisória no. 579. Essa peça de legislação (autoritária), relativa a um assunto que já se discutia há alguns anos, foi produzida sem consulta à sociedade, e contou apenas com a colaboração de dois diretores da Aneel compactuados com a tese governamental, sem qualquer análise de Impacto Regulatório.

A intenção explícita foi a redução das tarifas de energia elétrica para incentivar o crescimento econômico n...

Continuar Lendo

Reservatórios do Sul operam com 88,9% da sua capacidade

July 29, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul registram 88,9% do seu volume armazenado, subindo  0,1% na comparação com o dia anterior, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico referentes ao último domingo, 28 de julho. O reservatório de Passo Real opera com 81,6% da sua capacidade e a região se encontra 58,9% acima da curva de aversão ao risco.

Submercado Norte: os reservatórios do submercado estão com 86% da sua capacidade, variando negativamente 0,4% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 90,2% do seu volume armazenado.

Submercado Nordeste: reservatórios da região operam com 42,3% da sua capacidade, uma queda de 0,1% na comparaç&a...

Continuar Lendo

Simpósio Brasil-Alemanha discute desenvolvimento sustentável

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 
De 29 de setembro até 4 de outubro acontece o 6º Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável, que será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. O Simpósio quer debater a avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sobre os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.

Também com início no dia 30 de setembro mas indo até o dia 2 de outubro, o XVIII Sepef - Seminário de Planejamento Econômico do Setor Elét...

Continuar Lendo

AVP-Luxolar apresenta seu sistema termofotovoltaico

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

 A AVP-Luxolar, filial brasileira da fabricante italiana de módulos fotovoltaicos AV-Project, apresentou ao mercado brasileiro o sistema termofotovoltaico Janus, que integra o módulo fotovoltaico com um permutador de calor em alumínio. O equipamento foi desenvolvido para aumentar o rendimento dos módulos fotovoltaicos e, assim, incrementar a produção e o investimento, gerando, ao mesmo tempo, energia fotovoltaica e térmica.

O primeiro sistema da empresa foi instalado na primeira semana de julho deste ano, no Rio de Janeiro, com a potência de 4kWp. A AVP-Luxolar atuou como importadora e consultora no projeto, enquanto a instalação foi realizada pela empresa Eco-Sol.

Segundo a AVP, o projeto pode gerar uma economia de até R$300...

Continuar Lendo

Ainda a grandeza de Itaipu

July 26, 2013 | Categoria: Energy

Por Antonio Dias Leite

Acompanho a história de Itaipu há mais de quarenta anos. Na qualidade de ministro de Minas e Energia, tive a incumbência de apresentar o Tratado de Itaipu ao Congresso Nacional, no dia 24 de maio de 1973, e atender aos questionamentos feitos por 32 parlamentares. (Diário do Congresso Nacional, secção I, 3.06.73, p. 3743-3750).

Aqui no Valor (14/8/2009), escrevi artigo no qual analisei mais uma reivindicação do governo do Paraguai quanto às bases econômicas do Tratado de 26 de abril de 1973. Antes disso, o governo brasileiro já atendera solicitações recorrentes do Paraguai para que não fossem alterados o texto e o espírito desse documento e que resultou em significativos benefícios para o pa&iac...

Continuar Lendo

SP quer ampliar potencial instalado de bioeletricidade para 13 GW até 2020

July 25, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O Estado de São Paulo tem capacidade para ampliar seu potencial instalado de bioeletricidade de cana dos atuais 4,8 GW para 13 GW até 2020, com investimentos de R$ 28 bilhões, oriundos da iniciativa privada. Os dados constam do Plano Paulista de Energia (PPE), lançado no último dia 18 de julho. José Anibal, secretário de Energia do Estado, conta que de todas as fontes renováveis abordadas pelo plano - biomassa, eólica, solar e PCHs - o foco central nesse momento é a biomassa, o bagaço e a palha de cana.

"Nós conseguimos um pequeno avanço que foi cadastrar cerc...

Continuar Lendo

São Paulo sedia simpósio de construção sustentável

July 23, 2013 | Categoria: Energy

Encontro no Rio de Janeiro quer discutir Tecnologia da Informação do Setor Elétrico

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

No dia 17 de setembro acontece o SBCS 13 - 6° Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, que será realizado em São Paulo. O evento vai ter a presença de especialistas que vão debater assuntos como retrofit de edifícios, a contribuição do setor de construção para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e ferramentas e métricas para influenciar oferecer qualidade de vida à população.

De 23 a 2...

Continuar Lendo