Engenharia

O atual cenário do Brasil indica uma ótima perspectiva para o mercado da Construção Civil. Podemos dizer, sem dúvida, que o futuro é promissor para profissionais e empresas que atuam neste setor.

Um dos principais motivos do otimismo no setor está na série de ações públicas e privadas que vêm movimentando a área nos últimos meses, e prometem aquecer ainda mais este mercado. O projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que já contratou a edificação de 700 mil unidades residenciais no país, é um dos fatores que garante o bom momento. O país também precisa, obrigatoriamente, garantir a infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Tudo isso, certamente, aumentará a demanda de trabalhadores e empresas na área.

Outro fator que está disparando este mercado é o fácil acesso ao crédito, que aumentou consideravelmente ultimamente. Por consequência, isso acaba gerando um maior número de obras particulares.

O nível da taxa de juros possui forte influencia nas decisões de consumo e de investimentos de longo prazo. A estabilidade da taxa de juros nos últimos anos, atrelada ao controle inflacionário e políticas econômicas que estimulam o crédito habitacional, permite o aumento das opções de financiamentos e facilidades de crédito para aquisição de imóveis, ampliando ainda mais a demanda existente.

O perfil e o crescimento da população nacional determinaram o comportamento da demanda por novos imóveis. Pesquisa recente revelou que o crescimento da população, projetado até o ano de 2030 (quando a população atingiria 233,6 milhões de habitantes e 95,5 milhões famílias), corresponderia a uma formação média de aproximadamente 1,5 milhões de novas famílias por ano. Esse crescimento populacional, combinado com elevado percentual de jovens em relação ao total da população, e a estimativa de redução gradual do número de indivíduos por domicilio (média de 3,4 pessoas/ moradia em 2007 para 2,5pessoas/moradia em 2030), são fatores que elevam o potencial da demanda por novos imóveis no mercado da construção civil nacional para os próximos anos.

É portanto por acreditar no desenvolvimento desse mercado que a Tecniplan está investindo em projetos residenciais em São Paulo, interior e Capital, bem como na Baixada Santista.

E é sobretudo com experiência no mercado, tecnologia e visão de futuro que a Tecniplan acompanha os movimentos econômicos e sociais do Brasil, ajudando a construir um país cada vez melhor.