Construção civil sustentável: como estamos em relação ao resto do mundo?

January 20, 2023 | Categoria: Engineering

O Brasil caminha a passos largos no que diz respeito a construções sustentáveis. Segundo o ranking mundial elaborado pelo Green Building Council Brasil (CBC), somos um dos países com mais obras sustentáveis no mundo, ficando atrás apenas de nações como a China, Emirados Árabes e Estados Unidos.

Com a alta da agenda ESG, sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança, é notável que executivos e investidores brasileiros já estão se movimentando e repensando seus negócios. O momento, então, é de desenvolvimento de soluções inovadores e sustentáveis, principalmente no mercado da construção civil - um dos segmentos que mais impactam o meio ambiente.

Um estudo do...

Continuar Lendo

Tendências da construção civil para 2023

January 16, 2023 | Categoria: Engineering

A construção civil está passando por uma retomada e projeta um cenário positivo para o próximo ano. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil brasileira surpreendeu em 2022 e foi responsável por grande parte da economia, preservando empregos e progredindo no PIB. Para 2023, a expectativa é de novas tendências que proporcionem mais movimentações no setor.

De acordo com Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa de overlays da América Latina, o avanço tecnológico proporciona também evolução na área da construção civil. “Todo processo de construção e planejamento dos nossos projetos depe...

Continuar Lendo

Índice Nacional da Construção Civil fecha 2022 com alta de 10,9%

January 10, 2023 | Categoria: Engineering

Fonte : Agência Brasil

Agência Brasil - O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) fechou 2022 com elevação de 10,9%. É a segunda maior taxa desde 2014. Em relação ao ano anterior, quando ficou em 18,65%, houve recuo de 7,75 pontos percentuais.

Contribuiu para o resultado a taxa de dezembro, que apresentou variação de 0,08%, ficando 0,07 ponto percentual abaixo da de novembro. Naquele mês, a alta de 0,15% foi o menor índice de 2022 e manteve a tendência de desaceleração no ano. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O gerente do Sinapi, Augusto Oliveira, chamou a atenção para o fato de que mesmo com o resultado de dezembro sendo bem meno...

Continuar Lendo

CUB encerra o ano com alta acumulada de 9,12%.

January 04, 2023 | Categoria: Engineering

Por Redação SindusCon-SP

Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 0,17% em dezembro de 2022 e acumula alta de +9,12% no ano.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.

Em dezembro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) foram nulas, acumulan...

Continuar Lendo

Construção Civil cresce mais do que a economia nacional

December 20, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte : Jornal da Construção Civil

Reconhecida pelo governo brasileiro como atividade essencial na pandemia, a construção civil foi um dos motores da economia do país nos últimos dois anos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento da construção civil foi de 1,1% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o segundo trimestre do ano. O resultado é superior ao da economia nacional.

Um dos motivos da alta performance foi o crescimento do segmento industrial. Ele é mensurado por quatro subíndices, sendo eles: indústria geral (0,8%); indústrias extrativas (-0,1%); indústrias de transformação (0,1%) e eletricidade, gás, água, esgoto e...

Continuar Lendo

Construção Civil prevê crescimento para o próximo ano

December 13, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte: Jornal da Construção Civil

Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC. Para a elaboração do estudo, foram consideradas as 140 profissões mais representativas do país, que englobam 72% da população no mercado de trabalho. Motoristas de ônibus e faxineiros foram as ocupações que mais perderam poder de compra entre março de 2021 e 2022.

Para 2023 a expectativa é de aquecimento, com as recentes declarações do governo el...

Continuar Lendo

Construções provisórias estão em alta na construção civil.

December 09, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A adoção de práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes na construção civil. Novas tecnologias, como as construções provisórias, vêm ganhando cada vez mais visibilidade por representarem uma alternativa mais amigável ao meio ambiente e também mais econômica.

Para Tatiana Fasolari, vice-diretora da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays da América Latina, as infraestruturas temporárias são tendência em grandes eventos e podem ser montadas e desmontadas rapidamente.

“Ações sustentáveis são um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da m...

Continuar Lendo

SindusCon-SP projeta crescimento de 7% para o PIB da construção em 2022

December 07, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da Construção, foi revista para cima e chegará a 7% em 2022, com expectativa de alcançar 2,4% em 2023.

Em 2021, a taxa de crescimento anual (já revista) foi de 10%. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos.

O ciclo de negócios continuou se sustentando ao longo de 2022, a despeito de uma conjuntura mais adversa dada pela forte elevação da Selic e dos preços dos imóveis.

“Assim, se por um lado há uma desaceleração do ritmo de alta da atividade, por outro, nota-se que o setor...

Continuar Lendo