Reservatórios do Norte operam com 93,7% de capacidade

June 28, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Norte operam com 93,7% da sua capacidade, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico referentes a última quarta-feira, 26 de junho. Houve queda de 0,1% na comparação com o dia anterior. O reservatório de Tucuruí registra 99% de volume armazenado.

Submercado Norte: Os reservatórios da região operam com 93,7% da sua capacidade, índice 0,1% menor que o do dia anterior. A hidrelétrica de Tucuruí registra 99% da sua capacidade.

Submercado Nordeste: Reservatórios registram 47,1% do seu volume armazenado. Houve queda de 0,2% na comparação com o dia anterior e a usina de Sobradinho opera com 46,79%. a região está 4% acima de curva de aversão ao risco.

Submercado Sudeste / Centro-Oeste: reservatórios estão com 63,7% de volume armazenado, subindo 0,1% em relação ao dia anterior. A usina de Mascarenhas de Moraes registra 88,89% e a de Chavantes, 87,05%. A região está 14,7% acima da curva de aversão ao risco.

Submercado Sul: A região se apresenta com 78,4% de volume armazenado, subindo 1,7% na comparação com o dia anterior. A usina de Passo Real está com 74,67% de capacidade. A região está com 48,4% acima da curva de aversão ao risco.

A questão concorrencial do A-5 preocupa Tolmasquim ao passo que o leilão está se delineando como uma disputa entre o carvão e a biomassa. Segundo ele, com o preço do gás mais alto a polarização entre as duas fontes seria inevitável.

Essa preocupação foi notada entre agentes do setor durante o evento onde se as condições continuassem com poucas centrais a biomassa levaria a um certo esvaziamento do certame uma vez que além das hidrelétricas que deverão ser incluídas contariam com a participação efeitva de apenas dois projetos térmicos a carvão, ambos de empresas do empresário Eike Batista. Nem mesmo a Eletrobras, que no início do ano mostrou-se otimista com o leilão na Região Sul do país conseguiria atender os prazos para a construção das centrais que promete ter naquela área do país.