Estado de SP prometeu cadastrar 1 GW de biomassa no leilão A-5

July 04, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, do Rio de Janeiro, Planejamento e Expansão

O Estado de São Paulo prometeu cadastrar cerca de 1 GW de térmicas a biomassa no leilão A-5, marcado para o dia 29 de agosto. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, foi por isso que o prazo de cadastramento no certame foi adiado para até o dia 8 de julho.

Segundo Tolmasquim, esse leilão será muito importante para a fonte, visto que ela não competirá com as eólicas, que tem um preço muito mais competitivo do que a biomassa.

No entanto, ele afirmou que a biomassa precisa ajustar alguns fatores. Tolmasquim contou que na média entre os anos de 2008 e 2011, cerca de um terço dos empreendimentos entregaram menos de 10% da sua garantia física. "Isso não pode acontecer", frisou. Ele contou que a biomassa é a única fonte que faz uma auto declaração do quanto ela conseguirá produzir.

"Nesse sentido, a biomassa precisa recuperar sua credibilidade", comentou ao participar do III Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira, promovido pela FGV. Tolmasquim contou que já fez um encaminhamento ao Ministério de Minas e Energia para apresentar a situação e sugerir algum tipo de mecanismo ex-post de redução da garantia física da usina, caso ela não cumpra a geração prometida.

Ele ponderou, no entanto, que essa geração abaixo da declarada aconteceu muito devido a çrise pela qual passou o setor sucroalcooleiro, o que dificultou sua modernização.