Equatorial e Gera Maranhão financiam estudo sobre renováveis no Maranhão.

November 09, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Investir em fontes de energias renováveis é um caminho que vem sendo apontado no mercado e já está no planejamento do Grupo Equatorial há algum tempo, tanto pelo aspecto energético, com foco no incentivo à inovação, como no aspecto ambiental. Com esse propósito, foi assinado na última quinta-feira, 5 de novembro, o termo de cooperação para realização do projeto P&D EoSolar, com pesquisa inédita que se propõe a desenvolver metodologias de estudos inovadoras dos potenciais de geração de energia solar e eólica no estado do Maranhão.

O objetivo é abrir portas para novos empreendimentos em energia na região e fomentar a economia local. Participaram da assinatura presencial e on-line o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda; o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas; o presidente da Gera Maranhão, Lauro Fiuza; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa; o Reitor da UFMA, Natalino Salgado; o Governador do estado, Flávio Dino e o presidente da Federação de Indústrias do Maranhão, Edilson Baldez, dentre outros convidados.

O projeto, que terá duração de 30 meses, é financiado pelo Grupo Equatorial Energia e pela Gera Maranhão, com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. Com o intuito de promover conexões que fortaleçam a perspectiva de inovação e sustentabilidade do Grupo Equatorial, o EoSolar visa contribuir para construção de soluções tecnológicas que atendam ao desafio da energia sustentável, diversificando a matriz de energia limpa do Brasil. O potencial energético eólico e solar do Maranhão, principalmente na região de Barreirinhas e Atins e nas partes mais continentais, sempre foi destaque. Agora, a parceria pretende colocar o estado nos holofotes de mais investidores e empreendedores do setor elétrico, alinhado com as tendências de grandes investimentos em fontes renováveis de energia elétrica em todo o mundo.

Para o presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, os estudos e pesquisas serão fundamentais para a produção de um atlas eólico e solar do estado. De acordo com ele, as características climáticas do estado, com índices altos de radiação solar, a força dos ventos e os benefícios ambientais. Por isso, os investimentos em pesquisas e empreendimentos no ramo das energias limpas vêm somar a uma necessidade crescente de empreendedores com visão sustentável.

O EoSolar propõe avanços inéditos, no Brasil, em temas como: implicações da rugosidade aerodinâmica de superfície e da turbulência mecânica e térmica para o dimensionamento do aproveitamento eólico; implicações dos jatos de baixo nível para o aproveitamento eólico; caracterização do efeito lente promovido por nuvens nas bordas e implicações para o aproveitamento solar. Assim, o projeto propõe a análise e modelagem dos processos termodinâmicos, micrometeorológicos e aerodinâmicos locais permitindo a incorporação de aspectos até então negligenciados e que têm sido reconhecidos como importantes para uma diminuição de incertezas e riscos inerentes a empreendimentos de geração de energia elétrica.

A primeira investida em energia solar da empresa de serviços do Grupo Equatorial foi na fazenda solar fotovoltaica localizada na cidade de Coroatá, centro-leste do Maranhão, que entrou em operação em outubro deste ano com potência instalada de 1 MWp. A usina fotovoltaica de Coroatá trará redução significativa dos impactos no meio ambiente já que, segundo os dados estimados na geração de energia nesse ano, a usina poupará mais de 506 toneladas de carvão mineral, reduzirá aproximadamente 1.262 toneladas de CO² e preservará mais de 68 mil árvores plantadas.

Além da usina fotovoltaica de Coroatá, o Grupo Equatorial viu oportunidades de expandir o negócio de geração distribuída com a construção de duas novas usinas, sendo uma na cidade de Caxias – MA, com uma potência de 600 kWp e expectativa de geração de 1,16 GWh/ano, e outra na cidade de Rosário – MA, com potência de 1MWp e expectativa de geração de 1,71 GWh/ano. A previsão da entrega dessas fazendas solares está para 2021.

Em junho desse ano, seguindo a tendência do mercado para as energias renováveis, o Grupo Equatorial assinou um convênio com o Centro de Lançamentos de Alcântara para viabilizar a construção e o desenvolvimento de uma microrrede de energia elétrica inteligente nas dependências internas do CLA, que irá permitir mais segurança, resiliência e qualidade para a energia usada nas atividades críticas do centro de lançamento aeroespacial, localizado na cidade de Alcântara. Com o investimento da ordem de R$ 10 milhões, a implantação, pesquisa de melhorias tecnológicas e o desenvolvimento de conhecimento inovador dessa microrrede também fazem parte do programa de P&D da Equatorial Energia, em conformidade com o que estabelece a Aneel.