Os desafios da construção civil em meio a pandemia

April 28, 2021 | Categoria: Engineering

O setor de construção civil foi um dos serviços considerados essenciais pelo governo federal em meio a pandemia gerada pelo novo coronavírus (covid-19). Contudo, embora a área tenha sido liberada para realizar obras, os profissionais tiveram que enfrentar desafios.

Decerto que a produtividade é um fator determinante para que as etapas sejam concluídas com sucesso. Mas, a alta nos preços dos materiais de construção ocorreu desde o segundo semestre de 2020, além da falta dos principais materiais no mercado, impactando significativamente nas produções.

Embora o segmento de construção tenha sido um dos setores que mais cresceu em meio a pandemia, os processos produtivos sofrem impactos significativos. 

Além disso, oportunidades de cursos no SENAI foram disponibilizadas em abril deste ano, sendo mais de 30 cursos onlines, incluindo a construção civil. 

No entanto, com a necessidade de aderir ao isolamento social e as incertezas no mercado, a construção civil obteve queda nas demandas e dificuldades nas vendas de imóveis. 

É importante ressaltar que esse é um fator principal por movimentar o Produto Interno Bruto (PIB), a fim de absorver mão de obra e contribuir para o cenário econômico.

O preço baixo nas vendas de imóveis também foi um dos principais desafios no setor, além da falta dos principais materiais de construção, como cimento, estruturas metálicas entre outros.

De acordo com a pesquisa da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), divulgada pela USP, mostrou que o preço médio da venda de casas e apartamentos caiu 0,4%, entre dezembro de 2019 e março de 2020, nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.

Ou seja, o impacto foi gerado devido à pandemia, logo, gera um impacto significativo no faturamento das construtoras.

Não há dúvida que o desafio atual da indústria é a alta nos preços de materiais e a falta de insumos. O índice nacional de custo da construção civil (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas, tem elevação de 4,14% no primeiro trimestre e de 12,23% nos últimos 12 meses encerrados em março.

Embora os processos tenham sido retomados gradualmente, ainda não há normalização. 

É outro desafio na construção civil em meio a pandemia, pois aderir práticas com novos protocolos, além de obter menos obras, afeta em lançamentos de imóveis. Dito isso, a indústria também foi afetada, inclusive em processos produtivos de martelete demolidor. 

Os novos hábitos estão relacionados a menos aglomerações nos canteiros de obras, e manter cuidados pessoais para evitar contaminações do vírus. Além disso, é importante ressaltar que a dificuldade foi relacionada à falta de mão de obra no segmento por causa da pandemia da covid-19.

Gostou do nosso conteúdo? Nós queremos saber sobre a sua opinião! Não deixe de nos acompanhar nos próximos artigos sobre o assunto e fique por dentro de tudo.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.