Crescimento de hidrelétricas no mundo deve desacelerar, diz AIE.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia, o crescimento das hidrelétricas no mundo deve desacelerar significativamente nesta década, colocando em risco as ambições de países em todo o mundo de atingir emissões líquidas zero, garantindo suprimentos de energia confiáveis e acessíveis para seus cidadãos.

A energia hidrelétrica tem um papel fundamental na transição para energia limpa, não apenas por meio das enormes quantidades de eletricidade com baixo teor de carbono que produz, mas também por causa de suas capacidades incomparáveis de fornecer flexibilidade e armazenamento. Muitas UHEs podem aumentar ou diminuir sua geração de eletricidade muito rapidamente em comparação com outras usinas, como nuclear, carvão e gás natural. Isso torna a energia hidrelétrica sustentável uma base atraente para integrar maiores quantidades de energia eólica e solar, cuja produção pode variar, dependendo de fatores como o clima e a hora do dia ou do ano.

Ainda segundo a AIE, a expectativa é que a capacidade hidrelétrica global aumente 17% entre 2021 e 2030 – liderada pela China, Índia, Turquia e Etiópia – de acordo com o Hydropower Special Market Report, parte da série de relatórios do mercado de energias renováveis da AIE. No entanto, o crescimento projetado para a década de 2020 é quase 25% mais lento do que a expansão da energia hidrelétrica na década anterior. Em 2020, a fonte forneceu um sexto da geração global de eletricidade, tornando-se a maior fonte de baixo carbono – e mais do que todas as outras renováveis combinadas. A produção aumentou 70% nas últimas duas décadas, mas sua participação no fornecimento global de eletricidade se manteve estável devido ao aumento da eólica, solar, gás e carvão.

Reverter a desaceleração esperada exigirá uma série de ações dos governos para enfrentar os principais desafios que estão impedindo a implantação mais rápida da fonte, segundo o relatório. As medidas incluem fornecer visibilidade de longo prazo sobre as receitas para garantir que os projetos hidrelétricos sejam economicamente viáveis e suficientemente atraentes para os investidores, ao mesmo tempo que garantem padrões de sustentabilidade robustos.

O relatório especial da IEA é o primeiro estudo a fornecer previsões globais detalhadas para 2030 para os três principais tipos de energia hidrelétrica: reservatório, fio d’água e instalações de armazenamento bombeado. Cerca de metade do potencial economicamente viável da energia hidrelétrica em todo o mundo está inexplorado, e esse potencial é particularmente alto nas economias emergentes e em desenvolvimento, onde chega a quase 60%. Com base nas configurações de política de hoje, a China deve permanecer o maior mercado de energia hidrelétrica até 2030, respondendo por 40% da expansão global, seguida pela Índia. A participação da China nas adições da fonte tem diminuído devido à disponibilidade decrescente de locais economicamente atraentes e às crescentes preocupações com os impactos sociais e ambientais.

Se os governos enfrentarem os obstáculos para uma implantação mais rápida de forma adequada, as adições de capacidade hidrelétrica global poderiam ser 40% maiores até 2030 com o desbloqueio dos dutos de projeto existentes, de acordo com o caso acelerado apresentado no relatório. Mas para colocar o mundo em um caminho para emissões líquidas zero até 2050, conforme estabelecido no recente Roteiro Global da IEA para Zero Líquido até 2050, os governos precisariam aumentar seu nível de hidrocarbonetos