Neoenergia espera recuperação da demanda por energia ao longo do ano

April 27, 2022 | Categoria: Energy

Por Gabriela Ruddy, Valor Rio – Jornal Valor Econômico.

O primeiro trimestre de 2022 não apresentou uma forte demanda por energia elétrica nas áreas de concessão da Neoenergia, afirmou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Gadelha, em teleconferência com analistas na manhã de quarta-feira.

“Isso ocorreu principalmente por conta das temperaturas mais baixas e maiores chuvas em janeiro”, explicou o executivo.

A expectativa, segundo ele, é que os volumes cresçam ao longo do ano. “Observamos uma recuperação em março”, acrescentou.

A Neoenergia controla distribuidoras de energia na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília.

Na área de transmissão de energia, a companhia se prepara para entregar no segundo semestre deste ano parte dos projetos que arrematou nos leilões de 2018 e 2019, de acordo com o presidente da empresa, Mário Ruiz-Tagle.

“Estamos concluindo uma fase de investimentos que iniciamos em 2018 e 2019 e isso vai nos levar a uma potencial desalavancagem”, afirmou o executivo.

Em paralelo, a empresa também avalia participar do leilão de transmissão de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcado para junho. Segundo Ruiz-Tagle, a atuação da empresa no no certame será definida pela previsão de retorno dos projetos e o risco associado a eles.

“Estamos cientes do tamanho do novo leilão e isso deve se traduzir em uma menor competitividade, porque não há tantos atores capazes de assumir esses projetos”, disse

O presidente da Neoenergia ressaltou que a avaliação sobre a aquisição de novas concessões de transmissão se dá também no novo contexto macroeconômico global, de maior inflação.

“Estamos cientes das mudanças no cenário macroeconômico e dos preços das commodities, que influenciam nos preços das linhas de transmissão. Há também uma extensão de prazo na cadeia de fornecimento devido principalmente à situação que a China está vivendo. O mundo está num momento distinto, com maior pressão inflacionária”, afirmou.

No segmento de distribuição, ao ser questionado sobre o potencial interesse da Neoenergia na venda da Enel Goiás, Ruiz-Tagle negou que a empresa esteja avaliando a aquisição da distribuidora goiana.

“Não estamos participando da análise do ativo. Estamos focando na recuperação da distribuidora de Brasília e na melhoria operacional das nossas outras quatro distribuidoras”, explicou.