FIERN e Emgepron assinam acordo de cooperação para energias renováveis

May 26, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Sistema FIERN, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) da Marinha assinaram, na última terça-feira, 24 de maio, um acordo de cooperação para atuação conjunta em projetos voltados à “economia do mar”, com foco especial em energias renováveis.

A expectativa, segundo as instituições envolvidas, é a troca de experiências e um ambiente de contribuições mútuas para o desenvolvimento de soluções principalmente voltadas a eólica offshore, energia que será gerada por parques eólicos previstos para o mar. A atividade está à espera dos primeiros licenciamentos ambientais e de regulamentação no Brasil, e o Rio Grande do Norte, líder nacional em geração eólica em terra, é apontado como uma das zonas mais promissoras também nessa nova frente de investimentos.

O acordo firmado com a EMGEPRON terá prazo de vigência de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por períodos iguais e sucessivos. Projetos de pesquisa e desenvolvimento, que envolvam a formação simultânea de mestres e/ou doutores/as; consultorias técnicas; programas de estágios para pesquisadores/as e alunos/as; apresentação de seminários, ciclos de palestras e/ou realização de cursos; além de serviços técnicos de apoio à pesquisa e desenvolvimento estão entre as possibilidades que se abrem na região a partir da iniciativa.