Dor De Cabeça: Indústria Da Construção Busca Saída Para Disparada No Custo De Materiais.

June 20, 2022 | Categoria: Engineering

A alta dos custos dos materiais de construção tem colocado em risco empresas e empregos do setor. Em maio, os materiais de construção subiram 1,7%, pressionados principalmente pela alta do preço do aço, que encostou em 7%. Esse aumento vem levando a indústria da construção a buscar saídas para encontrar novos fornecedores e amenizar essa pressão de custos. Assim, está aberto até o dia 17 de junho o terceiro lote de compra de aço turco homologado pela Cooperativa da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (CooperconSC), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Nos primeiros cinco meses do ano, o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já aumentou 5,28% e, em 12 meses, 11,59%, superando o teto da meta inflacionária nacional de 5% em 2022.

O aumento confirma a percepção negativa dos empresários do setor da construção, indicada no levantamento inédito da Sondagem da Indústria da Construção da CBIC junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), que já apontava alta do custo dos insumos nos primeiros três meses de 2022. Aumento dos custos preocupa o amanhã.

Na avaliação do presidente da CBIC, José Carlos Martins, esse aumento do custo dos insumos acaba fazendo com que a “inflação da construção” seja superior à inflação do Brasil, o que provoca um descolamento entre renda, capacidade de compra e preço do imóvel.

Martins alerta que, com o lançamento de novos imóveis as empresas terão que absorver esse aumento de custos, impactando o preço de vendas. “Estamos muito atentos a isso e trabalhando para mitigar todos esses problemas para reverter esse quadro”, frisou o dirigente ao comentar que é incrível como o setor está batendo recordes de crescimento e de contratação de mão de obra, o que é muito bom para o setor e para o país. “A nossa preocupação é com o amanhã. A venda de hoje é o emprego de amanhã”, disse. Importação de aço via cooperativa vai a 3º lote.

Nesse cenário, a Coopercon`SC abriu mais uma oportunidade de participação das empresas no 3º Lote de Importação do aço turco CA-50, com Certificação da CooperconSC através do Inmetro, conforme a Portaria 139/2021 e atendendo a todos os requisitos da NBR 7480.

A cooperativa opera o processo completo, desde fechamento e implantação do pedido, até o faturamento da NFe e agendamento de retirada no Porto Emissão de NFe, após nacionalização do material, com todos impostos inclusos.

Dada a importância do insumo para o setor da construção, a CBIC comunica suas associadas e parceiros que, independentemente do volume de carga, podem procurar ter acesso aos produtos importados, a custos acessíveis.

A CBIC está à disposição de cooperativas de compras de todo o país que busquem iniciativas para reduzir o custo do setor a partir de seus Estados ou regiões, aumentando a competitividade da indústria da construção de todo o Brasil.

Jornal da Construção Civil