UHEs podem ser a bateria do Brasil, avalia diretor de Itaipu.

June 23, 2022 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

As principais fontes intermitentes de geração de energia no país, a solar e a eólica, já ultrapassaram a potência instalada de referência no país que é da UHE Itaipu, que tem 14 GW somando suas 20 unidades de geração. E a tendência é que a fonte hídrica continue perdendo participação na matriz elétrica nacional ao ponto de chegar a um momento em que a água poderá ser colocada como a fonte responsável pela segurança do sistema.

Segundo o diretor técnico brasileiro da Itaipu Binacional, David Krug, o fato de as usinas hidrelétricas fornecerem reserva girante e poder iniciar rapidamente a geração de energia quando solicitada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, coloca essa modalidade como a mais interessante para o futuro do sistema.

O executivo participou do CanalEnergia Live desta quinta-feira, 23 de junho, e na entrevista concedida comentou que o leilão de reserva de capacidade é uma das oportunidades que a fonte pode ter. Ele lembra que o fato de termos as fontes renováveis não despacháveis na expansão abre essa possibilidade de o Brasil ter uma matriz limpa mais ampla, inclusive com as hídricas assumindo o papel de ser a bateria do SIN.