Arteris passa a consumir 100% de energia renovável

June 27, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Arteris, empresa especialista em gestão de rodovias, passou a consumir 100% de sua energia elétrica de fontes renováveis em 2021. A empresa realizou a compra de 31,8 mil I-RECs, certificados de energia renovável, que garantem o consumo de eletricidade a partir de fontes limpas.

Com o objetivo de permanecer com 100% de consumo de fontes renováveis a empresa já tem em seu planejamento a continuidade de aquisição da certificação I-REC para os próximos anos. Os I-RECs ainda foram adquiridos com a chancela REC Brazil, programa que incentiva o mercado brasileiro de geração de energia renovável a se comprometer com ao menos cinco dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Assim a companhia reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com iniciativas para a redução de sua pegada de carbono.

A Arteris informou que já faz uso da energia solar em duas de suas praças de pedágio na Fluminense, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Desde o ano passado, há uma usina solar de minigeração distribuída no km 123,7, pista sul, da BR-101/RJ, e desde 2018, em outro ponto da rodovia. Os projetos geram energia elétrica para o abastecimento total das praças de pedágio.

A usina conta com 507 painéis solares e uma capacidade de 172,9 kW. A energia fotovoltaica gerada pelo projeto permite o abastecimento total das instalações e faz parte dos pilares de sustentabilidade da companhia, com foco no melhor aproveitamento e gestão dos recursos ambientais, além da economia em energia elétrica. Além disso, em 2021 a empresa migrou o consumo de energia elétrica de alguns túneis e praças de pedágio das concessões Regis Bittencourt e Litoral Sul para o mercado livre de energia, optando por fontes 100% renováveis.