Como a construção civil impacta a sociedade.

July 13, 2022 | Categoria: Engineering

Por Júlio Cesar Barbosa – Revista Grandes Construções.

A construção civil é responsável pela absorção de mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil e 50% da energia gerada abastece a operação das edificações, segundo estudo do Conselho Internacional da Construção (CIB).

O setor também é um dos que mais produzem resíduos sólidos, líquidos e gasosos, além de ser responsável por mais de 50% dos entulhos, entre construções e demolições.

Para uma construção ser considerada sustentável, os processos precisam ser sustentáveis o que, é claro, vai além dos produtos e inclui a atuação institucional das empresas.

O tão falado conceito ESG permeia as relações de forma quase obrigatória, porém mais do que simplesmente incorporá-lo ao discurso, requer práticas claras e de amplo conhecimento entre os próprios colaboradores das companhias.

Afinal, a sustentabilidade começa com a ciência e o conhecimento, pois os profissionais da construção civil têm responsabilidade técnica, social e ambiental com a sua profissão.

A impermeabilização feita corretamente, por exemplo, gera mais do que um benefício para o imóvel, pois também impacta a vida humana e de animais.

Nesse sentido, o Movimento Construção Saudável, organização social sem fins lucrativos, foi criado em 2019 para ampliar o debate sobre as consequências que a impermeabilização correta traz para a saúde das pessoas, em especial crianças e idosos.

A iniciativa teve origem na ação de quatro empresas, que se juntaram para dar forma e sentido ao desejo de melhorar a percepção da opinião pública e da sociedade sobre um tema de forte apelo racional e emocional para saúde humana em edificações.

Trazendo propósito e aplicabilidade para os preceitos da governança, o movimento assumiu o compromisso de propiciar qualidade de vida pela adoção de conceitos fundamentais ao conhecimento e à prática da impermeabilização como fator de melhoria da saúde.

Afinal, ESG não se resume a um relatório com números. A obrigação como Movimento é gerar conhecimento, propiciar uma prática mais assertiva da impermeabilização, ampliar a consciência social e melhorar o uso dos recursos.

Entre os principais critérios ESG vivenciados pelo Movimento estão relações com a comunidade, engajamento do público interno, políticas de diversidade, impacto ambiental, preocupação com os parceiros e desempenho de mercado.

A Associação foi criada dentro do raciocínio da responsabilidade social corporativa de gerar equidade por meio do conhecimento (Governança).

Além de estar alinhada com os princípios do Pacto Global, em especial com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 3, que trata de bem-estar e saúde.

O conhecimento e aplicabilidade do conceito também minimizam o uso dos recursos quando aplicados na concepção da obra (Ambiental).

A causa é transversal, tendo em vista que a cadeia do problema está em todos os ambientes construídos pelo homem e, ao gerar conhecimento sobre o tema, cumprimos o papel de orientar e informar o cidadão (Social).

Por isso, é fundamental ficar atento não só ao discurso, mas principalmente como está sendo colocado em prática.

Mais do que vender produtos e serviços, o ambiente construído deve ser pensado para o bem-estar e a saúde das pessoas.

Somente quando colocamos o propósito em prática, como uma estratégia social e institucional sólida, é que iremos impactar e transformar a sociedade de forma mais significativa.