Banrisul pretende economizar R$ 50 milhões até 2031 com compra de energia renovável

July 18, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) irá lançar neste segundo semestre de 2022 um edital para compra de energia de fonte renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL). A iniciativa deverá proporcionar uma economia aproximada de R$ 50 milhões, em energia, até 2031.

“Vamos converter o consumo em 100 agências, localizadas no Rio Grande do Sul, para energia de fonte 100% renovável. Não basta apoiar iniciativas sustentáveis, temos de dar o exemplo”, disse o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho. De acordo com o edital a ser publicado, a energia contratada deverá ser do tipo incentivada 50%. E a proposta prevista será de aproximadamente 15.000 MWh/ano para consumo em unidades de média tensão.

Além disso, para alcançar os 100% do consumo de energia elétrica renovável, o Banrisul deve lançar, ainda neste ano, um segundo edital, para locação de Sistema de Geração Distribuída (SGD). Esse formato atenderia a demanda de 45% das unidades, que funcionam em baixa tensão, e atendem 400 agências. “Esse é um dos importantes passos de um movimento, na caminhada de tornar o Banrisul um dos bancos mais sustentáveis do Brasil”, ressalta Coutinho.

Segundo o Banrisul, será exigido da empresa contratada via edital o fornecimento de “Certificados de Energia Renovável” no padrão I-REC, para que possa compensar a emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e para que se tenha rastreabilidade da fonte.

De acordo com a diretora Administrativa do Banrisul, Marivania Fontana, ambos os editais estão alinhados à estratégia de sustentabilidade do Banrisul, que inclui outras frentes. “Estamos atentos à mitigação dos Gases de Efeito Estufa, com projetos internos de ecoeficiência. Também reforçamos a inclusão de critérios de sustentabilidade em processos de contratações e na oferta de produtos e serviços, que contribuam positivamente nesta temática, fomentando assim a transição para uma economia de baixo carbono”, disse.