Enel e governo do Ceará acertam memorando de estudos para produção de hidrogênio verde

July 25, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Enel Brasil e o Governo do Ceará assinaram um memorando de entendimentos para a realização de estudos de viabilidade técnica, comercial, jurídica e financeira para o futuro desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde no estado pela Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável da Enel no país. A parceria terá duração de pelo menos cinco anos, podendo ser prorrogada e tem como objetivo unir esforços para analisar as premissas que influenciam na viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde, fomentando o futuro desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na região.

A Enel Green Power vai se dedicar no curto prazo a estudos para o desenvolvimento de uma planta de produção de hidrogênio verde no Ceará, com um processo de eletrólise de água utilizando energia 100% renovável. Com base nos resultados da etapa de estudos de viabilidade, a empresa definirá, a partir de critérios técnicos e de sua estratégia de negócios, potenciais projetos, seus investimentos e prazos para execução.

O responsável de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power no Brasil, Jean Philippe Bellavia, se mostrou feliz pela empresa fazer parte da iniciativa do estado de criar um Hub de H2 Verde. Segundo ele, a Enel acredita no hidrogênio verde para acelerar a descarbonização, atuando como ferramenta complementar no apoio a setores importantes da economia que buscam maneiras de tornar seus processos produtivos e atividades mais limpos, como a indústria química e siderúrgica, por exemplo.

Ainda de acordo com ele, o Ceará possui forte potencial de geração eólica e solar e há estudos em andamento na empresa para o futuro desenvolvimento de projetos. O executivo quer fazer o mesmo com o hidrogênio verde, trabalhando em conjunto com os parceiros e fornecedores de tecnologia, seguindo o propósito de inovação aberta, cujo ambiente colaborativo pode contribuir para encontrarmos soluções competitivas mais rapidamente.