Indústria de materiais de construção tem mês "regular", diz a Abramat

August 01, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou na sexta-feira (29) a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas consideram o sétimo mês do ano como “razoável”.

Para 70% dos associados, o mês deve apresentar resultado regular, enquanto 20% apontam o período como bom.

Já para agosto, a expectativa é que o otimismo aumente, com 40% das empresas associadas estimando resultado bom e 50% regular.

A pesquisa, que está disponível no site oficial da associação, também apresenta os dados consolidados de junho, indicando mais um mês de resultados regulares no setor. Para 35% das empresas ouvidas, junho trouxe resultados bons, enquanto para 45% dos entrevistados foi regular.

O Termômetro da Abramat também traz informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais.

Em julho, a utilização da capacidade industrial foi de 76%, na média das empresas associadas e, 2 pontos percentuais abaixo em relação a junho, mas com queda de 4 pontos percentuais em relação a julho de 2021.

As pretensões de investimento em julho apresentam leve crescimento, com aumento de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior, refletindo a retomada dos investimentos projetados para este ano.

A pesquisa mostra que 75% das indústrias de materiais devem investir nos próximos 12 meses, seja para aumento da capacidade produtiva OU na modernização dos meios de produção.

Em julho do ano passado, este indicador era de 71%. “O sentimento da indústria é de um otimismo moderado e cauteloso, devido às muitas externalidades enfrentadas”, explica Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Segundo ele, é possível notar que há um aumento na pretensão de investimentos para ampliação da capacidade produtiva e manutenção de um patamar de produção ao nível pré-pandemia.

“Seguiremos atentos e com sentimento de que teremos crescimento sustentado este ano, com muito trabalho pela frente”, ressalta o executivo.