Atividade e emprego crescem na construção civil em julho

August 18, 2022 | Categoria: Engineering

CNI – Revista Grandes Construções

 De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os indicadores avançaram nos ritmos mais elevados desde 2010.

Foram entrevistadas 402 empresas, sendo 151 pequenas, 169 médias e 82 grandes, entre 1º e 9 e agosto.

O índice do nível de atividade registrou 52,5 pontos em julho. Por estar acima da linha divisória dos 50 pontos, o índice indica expansão da atividade em relação a junho.

O índice de evolução do número de empregados foi de 51,9 pontos, também acima da linha divisória de 50 pontos, indicando alta do emprego da construção em julho.

Na comparação com junho, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção avançou um ponto, para 68%.

A intenção de investimento da construção também avançou, atingindo o maior nível desde 2014.

Em linha com a atividade, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção avançou 3,2 pontos, para 60 pontos em agosto. O dado mostra confiança entre os empresários.

O índice de condições atuais da economia brasileira avançou 5,4 pontos para 52,7 pontos, atravessando a linha divisória de 50 pontos e, portanto, demonstrando a transição de uma percepção de piora da economia em julho, para melhora em agosto.

O índice de expectativas sobre a economia brasileira também cresceu cinco pontos e ficou em 61,7 pontos, o que demonstra mais otimismo em relação ao cenário econômico nos próximos seis meses.