Eletrosul avança com obras de CGH no Mato Grosso

September 01, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A CGT Eletrosul anunciou a entrada em uma nova fase de implantação da Central de Geração Hidrelétrica Cachoeira Branca, de 1 MW à jusante da barragem da UHE São Domingos. A construção aproveita a vazão sanitária da usina situada no rio Verde, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara (MS).

A companhia informou que todos os equipamentos eletromecânicos para o empreendimento já foram adquiridos e que o investimento no ativo está estimado em R$ 13,3 milhões, com início da operação previsto para novembro deste ano. A conexão da usina será realizada na rede rural da Energisa.

Em agosto foram executadas as concretagens das lajes das áreas de montagem, sala de comando e painéis. Foi iniciada também a instalação da superestrutura metálica entregue em obra. As etapas foram executadas após as concretagens no canal de fuga e nas paredes da casa de força.

A equipe do Departamento de Engenharia de Geração da empresa afirmou ter implementado diversas otimizações no projeto, visando a agilidade na obra. Entre as melhorias, está a troca do concreto convencional da superestrutura da casa de força e edifício de controle por uma estrutura metálica, além da inclusão de estaca raiz para execução de fundações.