Brasil bate recorde em energia renovável em 2022

March 02, 2023 | Categoria: Energy

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, segundo a Agência Brasil, eles mostram que a participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

Na avaliação da CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas e a expansão das usinas eólicas e solares.

O relatório mostra ainda a participação de cada fonte geradora. As usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado (48 mil MW médios) e foram seguidas pelos parques eólicos, com 14,6% (9.066 MW médios). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas , solar e as centrais geradoras hidrelétricas foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médios).

Um dado importante com relação à geração hidráulica é que as chuvas de 2022 contribuíram para um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, para 48 mil MW médios.

Já a geração solar centralizada foi o maior destaque. Este tipo de fonte teve o maior aumento de geração em 2022, 64,3% na comparação com o ano anterior. Ao todo foram produzidos mais de 1,4 mil MW médios. De acordo com a CCEE, a chegada de 88 novas fazendas solares ao Sistema Integrado Nacional (SIN) fez com que o segmento alcançasse 4% de representatividade na matriz nacional.

“A reversão do cenário crítico de 2021 deixa o país em uma situação muito mais confortável para 2023. Hoje a capacidade instalada em energia renovável é de 116.332 MW”, informou a CCEE em nota oficial.