PMI da construção na zona do euro cai para 45,0 em março; retração foi liderada pela Alemanha

April 06, 2023 | Categoria: Engineering

Por  Roberto de Lira

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da construção na zona do euro recuou de 47,6 em fevereiro para 45,0 em março, indicando a 11ª contração mensal consecutiva nos níveis de atividade no setor na região da moeda comum.

O declínio foi o mais forte foi observado na Alemanha (42,9), seguida pela França (45,3) e Itália (47,4).

Por setores, a quebra da atividade de construção na zona euro foi liderada pela habitação, seguida da construção civil e da atividade comercial.

Os dados mais recentes também indicaram uma deterioração adicional no desempenho dos fornecedores no setor de construção. As empresas francesas e italianas registraram prazos de entrega notavelmente mais suaves do que nos últimos dois anos, enquanto a Alemanha viu um encurtamento nos prazos de entrega pela primeira vez desde setembro de 2014.

Usamah Bhatti, economista da S&P Global Market Intelligence, afirmou em nota que as empresas comentaram na pesquisa sobre uma suavização dos preços, já que os encargos de custos aumentaram no ritmo mais lento desde dezembro de 2020.

“Isso foi em parte o resultado da redução da pressão nas cadeias de suprimentos de construção, já que o tempo médio de entrega dos insumos aumentou para o menor grau desde outubro de 2019, com as empresas alemãs registrando uma redução nos prazos de entrega pela primeira vez desde setembro de 2014”, afirmou.

“No geral, o sentimento comercial entre os construtores da zona do euro permaneceu profundamente pessimista no último período de pesquisa, em meio a preocupações em torno da fraqueza da demanda e da crise contínua do custo de vida.”