Geração própria de energia elétrica chega a 20 GW, diz Aneel

April 11, 2023 | Categoria: Energy

Publicado por Almir Freitas

O Brasil alcançou nesta semana, a marca de 20 gigawatts (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica, a chamada Geração Distribuída (GD). Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), puxados pela energia solar a partir de pequenos sistemas fotovoltaicos de geração própria em telhados, fachadas de pequenos terrenos com 98,6% do total.

Quase metade (49,1%) dos projetos, conforme a Aneel, é do grupo residencial, seguido pelo consumo comercial (27,7%), rural (14,6%) e industrial (7%). A geração própria de energia conta com 1,8 milhão de usinas de microgeração e minigeração distribuídas pelo País e 2,4 milhões de unidades consumidoras (UC’s) que utilizam a GD no País. Foram 18 dias para crescer dos 19 GW para os 20 GW.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim, esta modalidade de geração de energia de menor porte começou em 2023. De janeiro a abril deste ano, o segmento adicionou ao sistema 2,1 GW de potência, ante 1,7 GW no mesmo período de 2022.