Para Chipp, ainda não é hora de desligar térmicas

August 07, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, declarou que ainda não é o momento adequado para suspender o despacho termelétrico, uma vez que o nível dos reservatórios não foi totalmente recuperado. Segundo ele, hoje, cerca de 12 mil MW ainda estão sendo despachados, mas a decisão sobre o desligamento dessas usinas será dada durante a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que se reunirá amanhã (07).

“É sempre possível (o desligamento), mas o objetivo fundamental é o de tentar atingir o nível meta dos reservatórios. Estamos no período seco, e a hidrologia nas bacias são sazonais e voláteis. Estamos em recomposição dos reservatórios”, disse.

Sobre a AES Uruguaiana (639MW), Chipp declarou que ainda não há uma decisão favorável para a retomada da operação da usina. Segundo o diretor, os ministérios de energia da Argentina e Brasil buscam um acordo. “Tenho uma grande expectativa de que a usina entre em operação até o final do ano”. Em maio deste ano, a AES Uruguaiana conseguiu decisão favorável da Câmara Internacional de Comércio (CIC), sobre o processo arbitral contra a YPF em 2009, em razão da interrupção no fornecimento de gás à usina no período. 

Hermes Chipp, participou do 14º Encontro de Energia da Fiesp, realizado nesta terça-feira (06) em São Paulo.