Curso gratuito capacita trabalhadores da construção civil em Uberlândia

August 07, 2013 | Categoria: Engineering

Do G1 Triângulo Mineiro

Dezenas de pedreiros e mestres de obra participam nesta terça-feira (6) de um curso gratuito de capacitação em Uberlândia. O foco das atividades, que disponibilizou 60 vagas no projeto Mestre ArcelorMittal, é o aperfeiçoamento do conhecimento, da produtividade e da segurança na construção civil.

O mestre de obras Ademacir Aparecido Garcia está no setor há mais de 20 anos e decidiu preencher uma das vagas para adquirir mais conhecimento. “Temos que estar sempre aprendendo. Todo curso vale muito. A gente integra com muitas pessoas e vai agregando valores”, disse.

O curso circula pelo Brasil desde 2007 e nesta edição todas as vagas oferecidas em Uberlândia foram preenchidas. Na aula, que tem duração de quatro horas, são tratados vários temas relacionadas à rotina da construção civil.

"É para trazer um pouco mais de informações e conhecimento para o operário da construção civil, que é um mercado que está muito carente de novas tecnologias e aprendizados. A demanda é muito grande e este curso vai trazer essa capacitação técnica voltada para melhorias de qualidade e produtividade nas obras", afirmou o engenheiro civil, Antônio Carlos Burgos.

O setor, impulsionado principalmente por programas do Governo Federal, é um dos que mais crescem no Brasil. Só em junho de 2013, foram geradas 308 vagas de trabalho em Uberlândia. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), há mais de 25 mil vagas em aberto na cidade, mas falta mão de obra especializada.

"O sindicato tem procurado fazer uma grande ação no sentido de qualificar as pessoas, aumentar a produtividade e trazer um bom produto para o consumidor final", informou o presidente do Sinduscon-TAP, Panayotes Tstsakis.

Keila Leal que está desempregada resolveu participar do curso para buscar uma nova oportunidade. "Me despertou a curiosidade e como o desemprego está muito, pensei que poderia ser uma oportunidade", contou.

Ao longo do ano, o caminha-escola do programa Mestre ArcelorMittal deve percorrer 15 cidades brasileiras. O objetivo é valorizar o mestre de obra e o pedreiro, reconhecendo a importância deles na construção civil e oferecendo oportunidade para o desenvolvimento profissional.