Setor de energia é um dos que mais investe em qualidade da gestão

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 212 organizações brasileiras aponta que o setor de energia está entre os quatro segmentos da economia que mais investem em qualidade da gestão. Os segmentos automobilístico, bancário e de tecnologia foram outros três mais mencionados no levantamento, que entrevistou 18 setores no total.

O estudo apontou ainda que 79% dos entrevistados se preocupam com a qualidade da gestão, considerando que todas as áreas e atividades das empresas possam estar focadas em processos adequados para a busca de melhores resultados.
O estudo mostra que 78% dos entrevistados também buscam avaliar a gestão da sua empresa periodicamente. A maioria (67%) realiza avaliações da sua gestão anualmente, enquanto apenas 14% fazem a cada dois anos. Apenas 1% respondeu a cada 5 anos, enquanto 19% não possui uma frequência definida.

Quando o assunto é o investimento em recursos não financeiros para a busca da excelência da gestão, o resultado também é positivo já que 82% dos entrevistados disseram que aportam recursos não financeiros para a melhoria da gestão, considerando políticas para capacitar e motivar colaboradores, ações socioambientais e programas para ouvir e satisfazer clientes. O levantamento procurou entender em quais áreas e aspectos a organização investe em gestão: a preocupação com resultados mostrou-se mais importante para 67%, seguido de processos e pessoas (empatado com 51%) e à frente de estratégias e planos, que foi apontado como o principal aspecto para 49%. As ações que tenham foco no cliente são importantes para 46%; enquanto 26% atentam-se com ações que envolvam a responsabilidade socioambiental.

Foi unânime ainda (99%) a constatação de que investimento na melhoria da gestão contribui para o aumento da competitividade da empresa.

De acordo com o superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, a pesquisa aponta que, se no passado, existia uma preocupação unicamente com a qualidade do produto, as empresas passaram a focar e a investir na qualidade da gestão. “O investimento constante na excelência da gestão, com uma visão sistêmica das organizações no entorno onde atuam, permite com que as empresas estejam mais preparadas para o atual cenário global, de rápidas e constantes transformações sociais e econômicas, aumento da concorrência, mudança no comportamento do consumidor e da tecnologia, bem como a preocupação com o meio ambiente”, afirma Martins.