Cai expectativa do setor da construção com concessões, diz FGV

August 27, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO  -  A queda na confiança dos empresários da construção civil registrada nos últimos meses pela Fundação Getulio Vargas (FGV) é disseminada entre os segmentos do setor. Ana Maria Castelo, economista e pesquisadora da fundação, afirma que, pela primeira vez no ano, a confiança em agosto em obras viárias passou para o negativo, influenciando o subsetor de construção de edifícios e obras civis a recuar 3,9% na média móvel trimestral terminada em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. Em julho, a queda estava em 3,1%.

“O recuo em obras viárias nos chamou a atenção, porque mostra que as expectativas dos empresários em relação aos leilões de concessão em infraestrutura não parecem muito animadoras”, afirma Ana Maria.

A leitura dos dados de confiança, segundo a economista, sugere “que a percepção do empresariado em relação às obras viárias piorou paralelamente à desaceleração da economia.”

A perda de ânimo da construção civil também é mostrada na trajetória do Índice de Expectativas (IE) que compõe a Sondagem da Construção. De janeiro a maio, com exceção de abril, indicador de expectativas apresentou melhora. Nos últimos três meses, a perspectiva futura vem caindo, segundo Ana Maria.

“A deterioração as expectativas foi muito influenciada pelas obras de infraestrutura, que talvez não estejam caminhado dentro das expectativas geradas no início do ano”, diz.