Melhora perspectiva dos empresários da construção

September 17, 2013 | Categoria: Engineering

Sinduscon SP

As perspectivas dos empresários do setor com relação ao desempenho de suas construtoras para os próximos meses melhorou em agosto, indicando alta de 1,7% em relação à pesquisa anterior, de acordo com a 56ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada pelo SindusCon-SP e pela FGV. Em 12 meses, o levantamento apresenta queda de 2,3%. As perspectivas em relação aos custos setoriais também melhoraram, mostrando alta de 9% na comparação com o trimestre anterior e acréscimo de 0,4% em 12 meses.

A percepção com relação ao desempenho das empresas, porém, continuou deteriorando, com declínio de 0,6% em relação ao trimestre anterior e queda de 3,1% na comparação interanual. Questões como rentabilidade e emprego mais uma vez puxaram para baixo o indicador de desempenho. Por outro lado, nessa mesma comparação houve melhora na avaliação referente a volume de negócios e faturamento.

Outro indicador que manteve a tendência de piora foi o de dificuldades financeiras, que chegou a 51,8 pontos – com alta de 2,5% e 5,9%, respectivamente nas comparações trimestral e interanual. Nesse caso, em particular, valores abaixo de 50 significam dificuldades menores.

Já o pessimismo dos empresários com relação ao que esperar da economia se aprofundou. No levantamento de agosto, o indicador de perspectiva com relação ao crescimento econômico caiu 27,2% em relação ao trimestre anterior e 27,9% em 12 meses. No Estado de São Paulo a queda foi ainda mais expressiva, de 31% no comparativo com o trimestre anterior e de 32% em 12 meses.