EDF planeja voltar a ser grande no Brasil

September 20, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

Depois de se desfazer do controle da Light em 2006, o grupo francês EDF está retomando suas investidas no Brasil. A companhia, que perdeu a disputa no leilão da hidrelétrica de Sinop, confirma o interesse em ser sócia da Eletrobras no projeto no rio Teles Pires (MT). Também pretende participar do leilão da hidrelétrica de São Manoel, de 700 MW, no mesmo rio, que deve ser licitada no fim do ano.

"A Eletrobras sabe que nós somos parceiros que desejamos trabalhar com eles, tanto nesse projeto [Sinop] como em outros", disse o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da EDF, Olivier Orsini, em entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

A EDF também tem planos de disputar o leilão da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará. A companhia faz parte do grupo de nove empresas privadas e públicas que fazem os estudos preliminares do empreendimento, cujo orçamento estimado é de R$ 18,1 bilhões. "É um projeto apaixonante para nós", disse Orsini. O governo pretende leiloar a concessão da usina em 2014.