Primeiro despacho de biogás para Reduc será no fim de setembro

September 24, 2013 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

O primeiro despacho de biogás purificado do aterro de Gramacho para a Refinaria Duque de Caxias será feito no fim deste mês. A informação foi dada pelo assessor chefe da diretoria Técnica e de Logística da Comlurb, José Henrique Penido, em evento realizado nesta terça-feira, 24 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O gás coletado no aterro é transformado em suprimento energético que atende parcialmente a refinaria. Ainda de acordo com Penido, o despacho será de 8,5 mil metros cúbicos.

A Reduc vai receber 70 milhões de m³ por ano por ano de gás da empresa Gás verde, uma das gestoras do projeto do aterro sanitário. O biogás é capturado por poços de coleta distribuídos no aterro e transportado por um gasoduto de seis quilômetros que passa por debaixo do rio Sarapuí. Segundo informações da Petrobras, o uso do biogás de Gramacho vai reduzir a demanda de gás natura da Refinaria em 10%.

Ainda de acordo com Penido, a Comlurb está iniciando conversas com Furnas para a assinatura de um termo de cooperação técnica para estudo de geração de energia através de resíduos. "O termo abre um horizonte muito grande, que é poder verificar o que pode ser feito dentro de uma perspectiva viável econômica e ambientalmente", explica.

Ainda de acordo com ele, há um outro projeto da empresa no aterro de Gramacho para a implantação de usina de 2 MW vindos de biogás obtido da mistura entre nitrogênio e metano, que deve estar em operação em 2014. O projeto será implantado pelas empresas Novo Gramacho e Gás Verde. A empresa já colabora com a usina de biogás da Ilha do Fundão, de 500 kW.