Governo de São Paulo autoriza a construção de muros de contenção das águas do Rio Tietê

October 04, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

O governador de São Paulo anunciou recentemente que, com o objetivo de conter as águas transbordadas do Rio Tietê, seis barreiras serão montadas nas margens do rio que corta a cidade até o fim de dezembro. Além disso, pelo projeto, serão construídos três diques.

Conhecidas como pôlderes, as obras consistem na construção de muros, canais, bombas e áreas verdes para conter as águas em época de chuva. Segundo o governo estadual, as novas instalações ampliam em cerca de 25% a capacidade de vazão máxima do rio. Cada um dos pôlderes que será construído será equipado com três bombas.

Também sobre o assunto, foi anunciado no mês passado que o Governo de São Paulo firmou um acordo com a Prefeitura para a construção do dique da Vila Itaim, que, pelo projeto, terá um complexo com 2,5 quilômetros de ciclovias e um parque dentro do programa estadual de preservação de várzeas do Tietê.

Orçado em R$ 80 milhões, o projeto faz parte das compensações ambientais das obras da Nova Marginal Tietê. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), por sua vez, ficou responsável pela desapropriação de 22,7 hectares.  Para esta obra, que ainda não tem previsão de término, os recursos foram disponibilizados pela empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).