Carga do Sistema Interligado Nacional cresce 5,4% em setembro

October 08, 2013 | Categoria: Energy

RIO  -  A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 63.573 megawatts (MW) médios em setembro, alta de 5,4% frente a igual mês do ano passado. Na comparação com agosto, houve alta de 1,4% na carga de setembro. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado nesta terça-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 12 meses até setembro, a carga no SIN teve aumento de 3,9% frente aos 12 meses imediatamente anteriores.

O maior crescimento na carga em setembro deste ano, em relação a setembro do ano passado, aconteceu no subsistema Norte, com avanço de 25,3%, nessa comparação. Em relação a agosto, porém, a carga de 5.239 MW médios na região em setembro foi apenas 0,3% superior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 6,1% até setembro, na carga desse subsistema.

O segundo maior crescimento, na mesma comparação partiu do subsistema Nordeste, com alta de 6,6% em setembro ante setembro de 2012. Na comparação com agosto, a carga de 9.675 MW médios no subsistema foi 4,1% superior. A alta acumulada em 12 meses até setembro foi de 7,4%.

A seguir veio o subsistema Sul, com carga de 10.415 médios em setembro, 6,4% superior ao de igual mês em 2012. Mas, na comparação com agosto desse ano, houve recuo de 0,7% em setembro. Ainda assim, a carga no subsistema acumula alta de 4,6% em 12 meses até setembro.

Já o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que representa 60% do SIN, mostrou carga de 38.244 médios em setembro - e o menor patamar de crescimento entre as regiões, na comparação com igual mês do ano passado. Esse subsistema mostrou alta de 2,6% em setembro ante setembro de 2012; e avanço de 1,4% na comparação com agosto desse ano.  No acumulado em 12 meses até setembro, o saldo é positivo: aumento de 2,7% em sua carga, na comparação com 12 meses imediatamente anteriores.

Em seu boletim, o ONS informou que “fatores fortuitos”, como temperatura, não influenciaram o comportamento da carga em setembro. 

No informe, o operador comentou o desempenho do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. Segundo o ONS, esse subsistema tem sido afetado pelo comportamento da indústria que continua não apresentando uma dinâmica de recuperação bem definida. O Sudeste engloba o parque industrial de São Paulo, o maior do país, que representa em torno de 40% da atividade da indústria nacional. 

Para justificar sua avaliação, o ONS citou dados de desempenho da indústria, em seu boletim. A manutenção, em setembro, do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria da transformação no mesmo patamar verificado em agosto deste ano  - que, segundo divulgação da Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou diminuição em relação aos meses anteriores - , é um dos fatores que contribuíram para o desempenho da carga durante o mês de setembro, informou o ONS. 

(Alessandra Saraiva | Valor)