Aeris e Suzlon entregam a primeira pá fabricada no país

August 17, 2012 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Negócios e Empresas 
A Suzlon Energia Eólica do Brasil e a Aeris Energia realizaram a entrega da primeira pá para aerogeradores modelo Suzlon S95 da família S9X produzida no Complexo Industrial de Pecém, no Ceará. A pá foi encaminhada a um dos parques da Queiroz Galvão Energias Renováveis, em fase de implantação no litoral do estado, com 122 MW de capacidade.

Com oito toneladas e 46 metros de comprimento, a pá foi fabricada com mão de obra 100% nacional, originária principalmente dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Inicialmente, o processo contou com a transferência de tecnologia cedida pela Suzlon através de uma equipe de engenheiros indianos. A peça foi fabricada a partir do primeiro de dois moldes de 53 metros de comprimento e 50 toneladas de peso, trazido pela Suzlon da Índia, e que integra hoje a linha industrial montada pela Aeris Energia. 
 
Para iniciar a produção brasileira de pás, a Aeris investiu mais de R$ 50 milhões em instalações industriais de ponta e pretende ultrapassar a marca de 800 MW de produção anual em 2013. Neste empreendimento, a Suzlon participou com os moldes, maquinário auxiliar e suporte técnico, totalizando R$ 10 milhões.