Futuro do euro preocupa, diz embaixador à Missão do SindusCon-SP

September 13, 2012 | Categoria: Engineering

CONSTRUMAIL 1847

Ao receber a Missão Técnica do SindusCon-SP, o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vargas, afirmou que a situação do euro é preocupante para o Brasil, devido ao potencial em termos de recursos financeiros e tecnologia oferecidos pela Europa. Ele manifestou a esperança de que sejam encontradas soluções para a crise que não dificultem as exportações dos países emergentes. Liderado pelo presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, o grupo de dirigentes do sindicato foi recebido em 5 de setembro, em Berlim. 
Segundo Vargas, as empresas brasileiras e alemãs devem buscar intensificar o intercâmbio comercial, mas ele reconheceu a dificuldade em obter transferência de tecnologia. Informado de que a construção civil está ansiosa em elevar a produtividade, recomendou contatos com o Itamarati e o Ministério da Ciência e Tecnologia, para estabelecer o que pode ser feito dentro dos acordos de cooperação já existentes. Segundo o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, "a primeira tarefa do Brasil é aumentar dramaticamente a produtividade nos próximos 4 a 5 anos, período que levará para as economias dos países desenvolvidos se recuperarem". Também participaram do encontro os vice-presidentes Paulo Sanchez e Maurício Bianchi; os representantes a Fiesp Sergio Porto e Jose Romeu Ferraz Neto; o diretor Jurídico Paulo Batistella; os conselheiros Delfino de Freitas, Maurício Guimarães e José Batista Ferreira; o membro do Conselho de Tecnologia e Qualidade André Glogowsky: o presidente do Sinaenco-SP, Jose Roberto Bernasconi; o cônsul da Alemanha em São Paulo, Mathias von Kummer, e os jornalistas Gustavo Mendes (Construção Mercado) e Rafael Marko (Notícias da Construção). 
Em 5 e 6 de setembro, a missão visitou, em Berlim, o escritório de arquitetura GMP, um dos líderes mundiais em instalações esportivas e que projetou para a Copa de 2014 os estádios de Brasília e Manaus; e as obras de um futuro conjunto comercial, a convite da fabricante de formas Peri. Em Frankfurt, o grupo visitou a sede da Hochtief, onde ouviu palestras sobre projetos e insumos da construção desenvolvidos para prevenir o impacto de aeronaves e terremotos, e também sobre inovações em BIM (Modelagem da Informação na Construção). Ainda nesta cidade, o grupo visitou as obras de instalações prediais do empreendimento The Squaire, a convite da fabricante de sistemas de pisos e forros Lindner, e conheceu o edifício da sede do banco KFW, que ganhou o prêmio de melhor edifício alto da Europa em 2011, por suas inovações em conservação de energia. 
A missão à Alemanha encerrou-se em 7 de setembro, com visitas aos edifícios do Commerzbank, projetado pelo escritório londrino de arquitetura Norman Foster, e do Deutsche Bank, certificado com LEED Platinum por sua redução na utilização de energia e água e nas emissões de gases de efeito estufa. A convite da Doka, o grupo também visitou uma obra. 
A cobertura completa da viagem à Alemanha sairá na edição de outubro da revista Notícias da Construção.