Atividade da indústria da construção continua desaquecida, diz CNI

September 26, 2012 | Categoria: Engineering

Aline Rocha

A atividade da indústria da construção em agosto voltou a apresentar desaquecimento, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última segunda-feira (24). O indicado de atividade para o último mês foi de 48,1 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que indica desaquecimento.

Vale lembrar que os dados são dispostos em uma escala de 0 a 100, sendo que 50 é o centro. Abaixo deste número, os valores são interpretados com desempenho desfavorável. Na edição de agosto, foram entrevistadas 475 empresas da indústria da construção.

De acordo com o estudo, as pequenas empresas foram as que apresentaram pior desempenho, com nível de atividade de 46,3 pontos em agosto. As empresas de médio porte ficaram com 49 pontos, enquanto as de grande porte apresentaram 48,2 pontos.

O setor de obras de infraestrutura foi o que apresentou melhor pontuação, com 49,7 pontos.Já a construção de edifícios e o setor de serviços especializados tiveram resultado semelhante, com 47 e 47,1 pontos, respectivamente.

O índice de utilização da capacidade de operação foi de 69% em julho para 70% este mês. Segundo a CNI, o aumento foi impulsionado pelas médias e grandes empresas, que também apresentaram crescimento no indicador. As empresas de pequeno porte foram de 66% em julho para 62% em agosto.

Com isso, as pequenas empresas diminuíram o seu quadro de empregados. O indicador de evolução do número de empregados neste segmento ficou em 47,6 pontos em agosto. Neste caso, os números abaixo dos 50 pontos indicam redução no emprego.

Apesar do desaquecimento no setor, as perspectivas dos empresários continuam otimistas: a expectativa para a atividade nos próximos seis meses ficou em 57 pontos. Os empresários também acreditam que as compras de matérias-primas e insumos no próximo semestre aumentarão (57,8 pontos) e o setor também voltará a contratar (56 pontos).