Especialistas pedem ação global para adoção de energias renováveis

September 16, 2014 | Categoria: Energy

Da redação, com informações da Agência Brasil – Jornal da Energia

 

Um relatório apresentado por um grupo de especialistas antes da cúpula das Nações Unidas sobre o clima pede maior ação global para a adoção de energias renováveis, o fim do desmatamento e a integração da investigação sobre as tecnologias adequadas como parte do combate às alterações climáticas.

O documento, escrito em conjunto com o economista britânico Nicholas Stern, apela igualmente à supressão progressiva das energias fósseis, assim como à reflorestação de 500 milhões de hectares de florestas e de terras cultiváveis até 2030.

Segundo o grupo, o mundo pode evitar custos financeiros e ambientais ao optar por uma economia de baixo carbono nos próximos 15 anos.

O relatório estima que os próximos 15 anos serão decisivos diante de uma economia mundial em plena reestruturação e face à dificuldade de respeitar o objetivo de limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius.

O estudo cita um investimento mundial de US$90 bilhões em infraestrutura nos próximos 15 anos, período em que é esperado rápido aumento da urbanização.

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convocou uma reunião de cúpula sobre o clima para o próximo dia 23, nasNações Unidas, na esperança de preparar a próxima grande conferência mundial de Paris em 2015.