Capacidade eólica mundial ultrapassa 336 GW, diz WWEA
October 08, 2014 | Categoria: Energy
Da redação – Jornal da Energia
A Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA, na sigla em inglês) publicou seu relatório Half-year Report2014 atualizando o status da indústria global quanto à capacidade instalada de energia eólica ao fim do primeiro semestre de 2014, em todo o mundo. A associação informou que a capacidade eólica instalada ultrapassou os 336GW. Apenas no primeiro semestre de 2014, foram adicionados 17,6GW; contra 14GW em 2013.
Destaque para Ásia, em especial a China, país que instalou um montante próximo aos 100GW, e para o Brasil que foi o terceiro maior mercado de novas turbinas eólicas. “Pela primeira vez, o Brasil fez parte do pódio se tornando o terceiro maior mercado mundial de turbinas eólicas, com 1,3GW de nova capacidade, o que representa 7% da venda mundial de turbinas. Com isso, o Brasil é capaz de expandir sua liderança isolada neste segmento por toda a América Latina”, destaca o relatório.
A WWEA reforça que, pela primeira vez, os mercados mais dinâmicos e expressivos do segmento eólico foram identificados em todos os continentes: China, Índia e Alemanha, Brasil, EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, Suécia e Polônia.
Ainda detalhando o mercado Latino Americano, associação afirma que o Brasil se tornou o 13º maior mercado de energia eólica no mundo, com a instalação de 1,3GW no primeiro semestre de 2014 e com o acréscimo para 4,7GW na capacidade instalada.
“Com o impressionante acréscimo de 38,2% durante o primeiro semestre de 2014, o país se tornou o terceiro maior mercado de turbinas, atrás apenas da China e da Alemanha, e à frente dos EUA e Índia”, aponta o relatório.
Até o final do ano de 2014, a associação calcula que a capacidade eólica deve chegar a 360GW no mundo.