Biodigestores, transformando resíduos agropecuários em energia

May 24, 2023 | Categoria: Energy

Você já ouviu falar do pré-sal caipira? Utilizando resíduos agropecuários através de um processo chamado biodigestão, muitas propriedades rurais espalhadas pelo Brasil estão produzindo biometano e biogás, que podem abastecer automóveis, tratores ou acionar motores adaptados de ciclo diesel para geração de energia elétrica.

Isto é importante para o Brasil, pois nosso país tem uma área de 850 milhões de hectares, é o quinto maior país do mundo em extensão, o maior em termos de área cultivável e está entre os poucos países do mundo com potencial de aumentar sua produtividade de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Nosso país é hoje o 4oº...

Continuar Lendo

Ministro do Catar alerta para possível escassez de energia na Europa

May 23, 2023 | Categoria: Energy

AFP

O ministro da Energia do Catar opinou nesta terça-feira (23) que a Europa corre o risco de enfrentar uma escassez de petróleo e gás no próximo inverno, além de ter afirmado que "o pior está por vir".

O emirado, um dos maiores exportadores de gás do mundo, está trabalhando para fechar contratos de longo prazo com os países europeus, que em sua maioria recusaram até o momento, apesar das buscas por alternativas aos combustíveis russos.

"O que salvou a humanidade e a Europa este ano foi um inverno quente e a desaceleração da economia", declarou o ministro da Energia do Catar, Saad Al Kaabi, durante um fórum em Doha.

Após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, que provocou sanções oci...

Continuar Lendo

Secretária diz que Mato Grosso ‘está à frente na corrida por fontes de energia limpas com 95% de geração renovável’

May 23, 2023 | Categoria: Energy

Mato Grosso se destaca a nível nacional de energia elétrica com 95% de geração renovável, de acordo com dados do ministério de Minas e Energia e coloca o Estado à frente da corrida energética por fontes limpas. A análise é da secretária de Estado de Meio Ambiente e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti. “Quando falamos de geração de energia elétrica no mundo, pouco mais de 28% é renovável; no Brasil,  82%; e em Mato Grosso, 95%. Aponto isso para dizer que no caso do nosso Estado, a nossa média é muito melhor que a brasileira e que a mundial”, disse.

A disponibilidade de energia limpa, segura, e competitiva, é um fator esse...

Continuar Lendo

A WEG pretende aumentar a produção de estruturas de energia renovável no Brasil, aumento o uso da energia solar no país

May 23, 2023 | Categoria: Energy

A renomada empresa de equipamentos eletroeletrônicos, WEG, está pronta para ampliar sua atuação no mercado de energia solar no Brasil. Em um esforço para fomentar ainda mais o setor e expandir seu portfólio, a WEG lançará neste ano uma linha de estruturas metálicas de fixação de módulos de marca própria.

Recentemente, a empresa surpreendeu o setor fotovoltaico ao apresentar sua nova linha de inversores monofásicos. Essas iniciativas têm como objetivo principal aquecer o mercado residencial de energia solar, impulsionando a adoção dessa fonte limpa e sustentável.

Atualmente, a WEG ocupa a posição de 5ª maior empresa em valor de mercado e já entregou mais de 4 GW de potência instalada em ...

Continuar Lendo

Com IPO no radar, construção civil ganha força na tese da Softplan

May 23, 2023 | Categoria: Engineering

Por Rikardy Tooge

Desde quando a estação favorável para as empresas de tecnologia se tornou um intenso inverno de restrição financeira, as teses voltadas para receita recorrente com a oferta de produtos para empresas, o chamado B2B, passaram a prevalecer no mercado. Sob este clima, o Software as a Service (SaaS) ganhou tração nos últimos anos por atender estes dois requisitos.

Empresas listadas, como Sinqia (SQIA3) e Totvs (TOTS3), e as postulantes à Bolsa NSTech e Softplan têm atraído a atenção dos investidores pela resiliência e pelo apetite para expandir seu portfólio.

“O cenário está mais propício para aquisições do que para captações. As empresas de SaaS surfam melhor o m...

Continuar Lendo

10 coisas que você precisa saber sobre Energia Limpa

May 22, 2023 | Categoria: Energy

Uma pesquisa internacional realizada em seis países ― Brasil, Austrália, Índia, Alemanha, Inglaterra e EUA ― tentou mensurar a percepção das pessoas sobre o meio ambiente. O estudo foi publicado pela Climate Action Against Disinformation (Ação Contra Desinformação Climática, em tradução livre) por ocasião da COP27, no Egito. O resultado da pesquisa foi entregue à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Em relação ao Brasil, o relatório constatou que quatro em cada dez brasileiros acreditam que os combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, são energia limpa, o que não é verdade. Cientistas do clima mostram que a indústria f&oacut...

Continuar Lendo

Pesquisadores avançam na produção de biomassa para energia

May 16, 2023 | Categoria: Energy

Uma pesquisa desenvolvida pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) com participação da Embrapa Meio Ambiente, em São Paulo, conseguiu incorporar glicerina aos pellets para potencializar a sua utilização na agroindústria brasileira. Os pellets são combustíveis sólidos à base de resíduos de biomassa vegetal, como serragem, cavacos de madeira e bagaço de cana de açúcar, entre outros, usados para gerar energia elétrica e térmica em usinas, empresas e aquecimento residencial.

Os modelos de agropellets que contêm glicerol são mais densos e podem oferecer soluções mais sustentáveis para recuperar energia a partir de subprodutos do bioetanol e biodiesel, reduzindo a dependência de processamento de madei...

Continuar Lendo

Está claro para governo que energia depende de investimento privado, diz ministro de Minas e Energia

May 15, 2023 | Categoria: Energy

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira, 15, que está claro para o governo que setores como eletricidade e óleo e gás dependem "quase na totalidade" do investimento privado e que o Planalto trabalhará para garantir segurança jurídica a investidores.

Silveira afirmou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "nunca escondeu de ninguém" sua contrariedade sobre privatizações de "setores estratégicos" e sobre a situação da Eletrobras, mas afirmou que o debate atual não é sobre uma reestatização da estatal.

Em meio à ação do governo no Supremo Tribunal Federal sobre a participação do governo no controle da Eletrobras, privatizada no ano passa...

Continuar Lendo