Abrainc reforça posição da construção civil de que preço do aço tem impactado setor

May 12, 2022 | Categoria: Engineering

Jornal Estadão de São Paulo

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou nota na noite desta terça-feira, 10, para reforçar posição defendida mais cedo pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em relação ao preço do aço no País. Segundo a Abrainc, o material tem impactado o setor, principalmente, nos últimos dois anos, após sofrer uma variação de 101%. "O custo do aço no Brasil sempre foi um dos mais baratos do mundo, mas agora a situação mudou, principalmente quando comparamos o poder de compra do brasileiro em relação aos imóveis."

Na avaliação do presidente da Abrainc, Luiz França...

Continuar Lendo

CBIC: Redução de tarifa de importação de vergalhões tem impacto expressivo na construção.

May 12, 2022 | Categoria: Engineering

Jornal Estadão de São Paulo              

Principal interessada, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemorou a redução de 10,8% para 4% na tarifa de importação de vergalhões de aço, utilizados na construção civil. "Tal medida é extremamente significativa para reduzir o impacto do aumento expressivo do custo da construção", afirmou, em nota.

Como antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o governo decidiu cortar a tarifa nesta quarta-feira, 11, mesmo depois de o setor siderúrgico reclamar e pedir a revisão da medida. "Hoje a construção civil está inibindo investim...

Continuar Lendo

Avança estímulo a produção de energia a partir do lixo de aterros

May 12, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei do Senado que estimula a produção de biogás, biometano e energia elétrica a partir do aproveitamento do lixo de aterros sanitários. O texto segue para votação terminativa na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

A proposta, do ex-senador Hélio José (DF), altera a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A matéria inclui entre as iniciativas que podem ser atendidas por medidas indutoras e linhas de financiamento a elaboração e a execução de projetos de aterros sanitários que contemplem a geração de energia elétrica. O texto também permite que empresas ded...

Continuar Lendo

Passarelli mira obras de saneamento para crescer

May 02, 2022 | Categoria: Engineering

Por Taís Hirata  De São Paulo – Jornal Valor Econômico

A empresa de engenharia Passarelli chegou no início deste ano a um estoque (“backlog”) de R$ 4 bilhões de projetos, sete vezes mais do que há dez anos, quando o setor de construção vivia um auge no país. “Nosso objetivo é nos consolidar como um epcista [empreiteiro] forte”, afirma o presidente, Paulo Bittar.

O mercado de saneamento, que hoje já representa 70% da atuação da companhia, seguirá como o grande foco do plano de expansão. Por ora, não há intenção concreta de entrar em concessões de água e esgoto, tal como outras empresas de engenharia têm ensaiado. Porém, a ideia está no radar, ...

Continuar Lendo

Energia para o futuro: o que é hidrogênio, quais os tipos e sua importância

May 02, 2022 | Categoria: Energy

Por Jennifer Ann Thomas, para Um Só Planeta

A emergência climática é o maior desafio desta geração. Em comparação com níveis pré-industriais, a temperatura do planeta aumentou 1,1ºC e, caso as emissões de gases de efeito estufa continuem no ritmo atual, projeções demonstram que o aquecimento do planeta pode ultrapassar 2ºC ou até mesmo 3ºC. A principal maneira para evitar que a Terra continue esquentando é descarbonizar a economia. Ou seja, aposentar os combustíveis fósseis e investir em fontes limpas e renováveis. Entre as soluções mais promissoras, o hidrogênio – um gás sem cheiro, sem cor e sem sabor – se tornou o ...

Continuar Lendo

Brasil pode ser exportador em energia renovável, diz Enel

April 29, 2022 | Categoria: Energy

Por Gabriela Ruddy e Gabriel Vasconcelos  Do Rio – Jornal Valor Econômico

O presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno, acredita que o Brasil tem potencial para exportar energia renovável e tecnologias relacionadas a esse setor. O executivo lembrou, em conversa com jornalistas na sede da companhia no Rio de Janeiro, na manhã de ontem, que o desenvolvimento do setor de energia eólica no Brasil, por exemplo, se deu com a produção de equipamentos no país.

O Brasil tem um papel regional, é o país com mais capacidade de desenvolver indústrias na região. Baterias, por exemplo, também poderiam ser produzidas no Brasil, por que só ficar na China? É uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico do país e das empresas qu...

Continuar Lendo

Governo lança o Construa Brasil para incentivar a construção civil

April 29, 2022 | Categoria: Engineering

Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Economia lançou, nesta terça-feira, o projeto Construa Brasil, para incentivar as empresas do setor da construção civil.

A secretária de desenvolvimento da indústria, comércio e serviços e inovação do Ministério da Economia, Glenda Bezerra, detalhou que o projeto tem nove metas divididas em três grupos: "O projeto tem nove metas, delas oito estão em andamento e 31 submetas. E essas metas são estruturadas em três pilares que é a desburocratiza&cce...

Continuar Lendo

Neoenergia espera recuperação da demanda por energia ao longo do ano

April 27, 2022 | Categoria: Energy

Por Gabriela Ruddy, Valor Rio – Jornal Valor Econômico.

O primeiro trimestre de 2022 não apresentou uma forte demanda por energia elétrica nas áreas de concessão da Neoenergia, afirmou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Gadelha, em teleconferência com analistas na manhã de quarta-feira.

“Isso ocorreu principalmente por conta das temperaturas mais baixas e maiores chuvas em janeiro”, explicou o executivo.

A expectativa, segundo ele, é que os volumes cresçam ao longo do ano. “Observamos uma recuperação em março”, acrescentou.

A Neoenergia controla distribuidoras de energia na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília.

Na área de transmiss&ati...

Continuar Lendo