"Boom" de renováveis e chuvas pressionam preços de energia no Brasil

February 03, 2023 | Categoria: Energy

Por Letícia Fucuchima

O crescimento expressivo da capacidade de geração de energia elétrica renovável e chuvas abundantes, que vêm permitindo a recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas desde o ano passado, estão pressionado os preços da energia no mercado livre no Brasil, com quedas que superam 50% frente aos patamares negociados no ano anterior, desafiando as elétricas que atuam na área de geração.

Empresas e especialistas apontam que o cenário de baixa dos preços ocorre em horizontes de curto prazo --influenciado sobretudo pela hidrologia-- e também de médio e longo prazos, quando pesa mais a perspectiva de sobreoferta de energia, com potência quase três vezes maior do que o c...

Continuar Lendo

Geração de energia elétrica a partir de fonte renovável é recorde em 2022

February 01, 2023 | Categoria: Energy

O Brasil atingiu recorde de geração de energia a partir de fontes renováveis em 2022. 92% de toda eletricidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) veio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este é o maior percentual dos últimos dez anos - desde que a matriz deixou de ser praticamente hídrica - e acontece no ano seguinte da pior crise hídrica em 91 anos, em que o Brasil quase enfrentou novo racionamento por falta de água nos reservatórios. O fantasma do racionamento passou, mas o intenso acionamento de termelétricas fez com que o país herdasse uma dívida bilionária de longo  prazo, por conta das ações de enfrentamento...

Continuar Lendo

Mercado livre puxa alta do consumo de energia elétrica no Brasil em 2022

January 30, 2023 | Categoria: Energy

Um balanço divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) apontou que o consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 1,5% em 2022, na comparação com 2021, e alcançou 67.275 MWmed.

Foi o segundo ano consecutivo de alta, sinal da retomada de setores da economia que, no começo da década, atravessaram os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o levantamento, o mercado livre é que tem puxado o resultado para cima. O ambiente utilizou 7,2% mais energia no ano passado do que em 2021, um total de 24.496 MWmed.

No total, o mercado já representa 36,4% de todo o consumo nacional. Destaque para os setores de Serviços (16,2%), Madeira, Papel e Celulose (12,7%) e Comércio (10,5%).

“Volta...

Continuar Lendo

Uma economia de baixo carbono versus geração própria de energia

January 26, 2023 | Categoria: Energy

Autor: Marina Meyer

Assunto amplamente debatido desde final do ano passado na COP 27 – que é a inserção do mercado de carbono – também é a penetração avassaladora das energias limpas e renováveis em sintonia com o meio  ambiente, a indústria e os seus cidadãos.

Hoje, mais forte do que antes, o tema está ainda mais evidente com a inserção da era das economias de baixo carbono e das empresas no caminho de uma matriz descarbonizada – associada às fontes de energia que produzem baixos níveis de emissões de gases do efeito estufa.

Com a edição da Lei da Geração Distribuída no Brasil (Lei 14.300/2022) a “geração própria” da energia, que p...

Continuar Lendo

Cenário promissor para o biogás de cana

January 25, 2023 | Categoria: Energy

Com um potencial de 2,1 GW médios de geração de eletricidade até 2032, o gás produzido a partir de resíduos como vinhaça, torta de filtro e palhas e pontas deve ganhar cada vez mais espaço no agronegócio.

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2032) da EPE estima que a produção de biogás pode alcançar 34,9 bilhões de metros cúbicos (m³) e a de biometano 19,2 bilhões de m³ no período – suficiente para suprir cerca de 20% da demanda de diesel do agro.

Já no caso do etanol, a projeção para a oferta chega a 47 bilhões de litros em 2032, com uma taxa de crescimento de 4,1% ao ano – considerando adição obrigatória de 27% de anidro na gasolina e a ...

Continuar Lendo

Dúvidas sobre qualidade desaceleraram mercado de carbono em 2022

January 25, 2023 | Categoria: Energy

Dúvidas sobre qualidade de projetos e seus reais impactos climáticos levaram o comércio de créditos de carbono voluntários a uma queda de 4% no ano passado – comparado a 2021 –, com as empresas adquirindo 155 milhões de compensações, mostra levantamento da BloombergNEF.

A oferta destes créditos cresceu pouco: apenas 2%, com 255 milhões de compensações criadas por projetos em todo o mundo.

Houve queda também na emissão de títulos por desmatamento evitado, que diminuiu em um terço na comparação anual.

De acordo com a análise, as empresas estão preocupadas com a reputação, após recorrentes denúncias de greenwashing por comprarem compensações de...

Continuar Lendo

Como será o primeiro leilão de hidrogênio verde do mundo

January 23, 2023 | Categoria: Energy

Editada por Nayara Machado

Colaborou Gabriel Chiappini

A Alemanha lançou no final do ano passado o primeiro leilão da política H2Global para contratos de longo prazo de fornecimento de hidrogênio verde (H2V) na forma de derivados: amônia, metanol e combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês).

A primeira licitação será para contratos de amônia verde e o prazo para submissão é 7 de fevereiro. Já as submissões para os certames de SAF e metanol vão até 21 de fevereiro.

O leilão é um marco para a economia do hidrogênio verde. Inaugura a política de incentivos alemã para aquisição do energético de fora da Europa – já que ...

Continuar Lendo

Projeto usa GLP na geração de energia elétrica

January 20, 2023 | Categoria: Energy

A Copa Energia, das marcas Copagaz e Liquigás, e a Aggreko vão iniciar, neste trimestre, um projeto de pesquisa de geração de energia com gás liquefeito de petróleo (GLP), em geradores.

— A pesquisa será feita em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). E a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já validou o projeto, para início dos estudos.

A Copa Energia instalará, na UFMS, uma central de GLP conectada a um gerador de 85 kW. O equipamento foi desenvolvido pela Aggreko.

— O estudo vai avaliar a eficiência energética e a economicidade do grupo motor gerador, tanto em off grid (sem conexão à rede) como em on grid (conectado à rede de distrib...

Continuar Lendo