Abramat: vendas de material de construção crescem 8,2%

September 18, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO - As vendas da indústria de materiais de construção no mercado interno no mês de agosto cresceram 8,2% em relação a julho e avançaram 3,2% ante agosto de 2012, indica pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulgada nesta quarta-feira, 18.

Nos primeiros oito meses do ano, as vendas aumentaram 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses encerrados em agosto, houve crescimento de 2,5% na comparação com os 12 meses anteriores.

A Abramat projeta alta de 4,0% nas vendas em 2013. "Atingir esse patamar depende de novos estímulos do governo para o setor da construção civil, em particular a ampliação do ...

Continuar Lendo

Inovação na construção japonesa é exemplo para o Brasil

September 17, 2013 | Categoria: Engineering

Sinduscon SP

A pesquisa e o desenvolvimento de inovações na construção civil, feitos por institutos ligados a construtoras do Japão em parceria com o governo e as universidades daquele país, “são um exemplo para a construção brasileira”. A afirmação foi feita pelo presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, em 13 de setembro, no encerramento dos trabalhos da Missão Técnica do sindicato ao Japão.

As palavras foram dirigidas a Hajime Taniguchi, gerente geral do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento da construtora Takenaka Komuten, ao término da visita do grupo. Considerado o maior centro de pesquisas em estado da arte da construção civil do mundo, a instituição com 150 pesquisadores foi fundada ...

Continuar Lendo

Melhora perspectiva dos empresários da construção

September 17, 2013 | Categoria: Engineering

Sinduscon SP

As perspectivas dos empresários do setor com relação ao desempenho de suas construtoras para os próximos meses melhorou em agosto, indicando alta de 1,7% em relação à pesquisa anterior, de acordo com a 56ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada pelo SindusCon-SP e pela FGV. Em 12 meses, o levantamento apresenta queda de 2,3%. As perspectivas em relação aos custos setoriais também melhoraram, mostrando alta de 9% na comparação com o trimestre anterior e acréscimo de 0,4% em 12 meses.

A percepção com relação ao desempenho das empresas, porém, continuou deteriorando, com declínio de 0,6% em relação ao trimestre anterior e queda de 3,1% n...

Continuar Lendo

Risco de 'apagão' de engenheiros diminui

September 13, 2013 | Categoria: Engineering

Por Camilla Veras Mota | De São Paulo

O ritmo lento de recuperação de economia e a conclusão de algumas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Copa e Olimpíada - além do atraso no programa de concessões - afrouxaram o gargalo de mão de obra qualificada entre engenheiros, avaliam entidades representativas do setor, como o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP).

Além do esfriamento da demanda, a oferta tem crescido em ritmo mais acelerado nos últimos anos, ressalta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entre 2002 e 2011, o número de concluintes em cursos de engenharia dobrou e chegou a 42 mil. O total de matriculados foi...

Continuar Lendo

ABC Brasil: Minha Casa Melhor não explica alta no varejo

September 12, 2013 | Categoria: Engineering

BEATRIZ BULLA
Agência Estado

O bom resultado do varejo em julho, divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo IBGE, não é explicado apenas pela influência do programa Minha Casa Melhor, avalia o economista-chefe do banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal. "O programa puxou a parte de móveis e eletrodomésticos, mas não dá para explicar toda a alta", disse Leal. "Não dá para explicar o avanço de 5,4% em vestuário, por exemplo, pelo Minha Casa Melhor", exemplifica.

A previsão do ABC Brasil era de alta de apenas 0,2% no varejo em julho ante junho, mas o número veio bem mais forte, em 1,9%. "Em supermercados, por exemplo, a redução da inflação de alimentos pode ter ajudado. No varejo ampliado, a recuperaç...

Continuar Lendo

Investimentos na construção civil caem 14,2% no primeiro semestre

September 11, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

A consultoria Inteligência Empresarial da Construção (ITC) divulgou na última segunda-feira (9) uma pesquisa que mostra que os investimentos públicos e privados na construção civil caíram 14,2% no primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram aplicados 258,71 bilhões de dólares nos seis primeiros meses do ano, sendo que nesse mesmo período de 2012 o resultado foi de 301,53 bilhões de dólares.

De acordo com a ITC, a queda foi puxada principalmente pelas obras industriais, que tiveram aportes de 155,4 bilhões de dólares. O valor é 18,9% menor do que o registrado no ano passado. Já no segmento comercial, a redução foi de 7,8% no período.

Em relação as residências, no ...

Continuar Lendo

Mão de Obra desacelera e puxa INCC-M de agosto

August 27, 2013 | Categoria: Engineering

BEATRIZ BULLA
Agencia Estado

O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou em agosto, ao sair de variação de 0,73% em julho para 0,31%. O grupo Mão de Obra puxou o resultado, ao passar de taxa de 1,05% em julho para 0,03% em agosto.

O grupo Materiais, Equipamentos e Serviços acelerou para 0,63% em agosto, de 0,37% em julho. O índice relativo a Materiais e Equipamentos foi para 0,63%, de 0,43% em julho, enquanto o indicador de Serviços subiu para 0,59% em agosto ante 0,15% em julho.

Entre as maiores influências positivas do INCC-M de agosto estão vergalhões e arames de aço (de -0,28% para 2,30%), projetos (de 0,94% para 1,52%), argamassa (de 2,29% para 1,32%), ...

Continuar Lendo

Cai expectativa do setor da construção com concessões, diz FGV

August 27, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO  -  A queda na confiança dos empresários da construção civil registrada nos últimos meses pela Fundação Getulio Vargas (FGV) é disseminada entre os segmentos do setor. Ana Maria Castelo, economista e pesquisadora da fundação, afirma que, pela primeira vez no ano, a confiança em agosto em obras viárias passou para o negativo, influenciando o subsetor de construção de edifícios e obras civis a recuar 3,9% na média móvel trimestral terminada em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. Em julho, a queda estava em 3,1%.

“O recuo em obras viárias nos chamou a atenção, porque mostra que as expectativas dos empresários em relação aos...

Continuar Lendo