Sustentabilidade chega com força na construção civil

July 27, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte: G1 – WA SOLAR

Até 2030, a estimativa é que 10% da energia produzida no Brasil seja oriunda da energia solar, aquela produzida através de placas fotovoltaicas. E a construção civil será fundamental nesse processo. Grande parte da energia limpa virá do alto de edifícios, dos telhados de casas, de prédios comerciais, de indústrias, shoppings e estacionamentos. Essas construções funcionarão como edificações-usinas, uma prática pra lá de sustentável. 

De Norte a Sul do país, cada vez mais o compromisso com o meio ambiente ganha espaço na hora de começar uma obra. É o que se costuma chamar de projeto inteligente. Não necessariamente precisa ser algo sofisticado. Po...

Continuar Lendo

Inflação na construção civil sobe e custos elevam preços de imóvel na planta

July 25, 2022 | Categoria: Engineering

Jornal Valor Econômico

Os imóveis novos estão mais caros. A crise inflacionária que ainda impacta o mercado global respingou na construção civil. Em junho, o Índice Nacional de Custo da Construção, o medidor da inflação no setor, monitorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou um aumento de 2,81% em junho, acumulando alta de 7,20% desde o início de 2022 e de 11,75  nos últimos 12 meses.

Com base nos dados, é perceptível que o setor é um dos que enfrentam um período de inchaço dos preços. Desta forma, existem motivos para explicar isso.

“É um cenário que preocupa? Sim, mas ao mesmo tempo sugere que é um problema que pode ser superado. Tanto que, s&oac...

Continuar Lendo

Confira 3 tendências tecnológicas da construção civil

July 20, 2022 | Categoria: Engineering

O mercado da construção civil segue aquecido no Brasil. É isso o que aponta a última projeção realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), que revela o crescimento de 2,5% da área até o fim de 2022.

Esta pujança coloca em alta os investimento em novas solução. Veja algumas delas:

Uso de drones

Os drones ajudam na hora de ter uma visualização mais completa de toda a obra (até mesmo à distância), o equipamento pode fornecer mapeamentos 3D de edificações, avaliações termográficas de revestimentos e ainda auxiliar na gestão e andamento do trabalho

Realidade virtual invadindo a rotina da construção civil

Al&...

Continuar Lendo

Nível de Atividades: Ocupação na construção supera o nível pré-pandemia

July 19, 2022 | Categoria: Engineering

Por Redação SindusCon-SP

No primeiro trimestre do ano, de acordo com a PNADC (IBGE), a construção foi responsável pela geração de 815,3 mil novas ocupações no país, o que representou 9,9% do total gerado no país por todas as atividades. Dessa forma, o número de ocupados na construção alcançou 7,2 milhões de pessoas, superando o nível pré-pandemia – no primeiro trimestre de 2019, o número de ocupados na construção era de 6,7 milhões de pessoas. 

O aumento da atividade setorial está sendo percebido em todos os segmentos, sendo que o segmento de Serviços Especializados se destacou com um crescimento da ocupação de 17,9% na comparação ...

Continuar Lendo

Apesar da alta no preço de materiais, construção civil está aquecida

July 18, 2022 | Categoria: Engineering

Por Ana Isabel Mansur

Levantamento do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no DF (Sinduscon), obtido em primeira mão pelo Correio, aponta que o valor do aço, do cimento e do concreto tem oscilado bastante no Distrito Federal, mês a mês, há um ano. O comportamento instável nos custos dos insumos da construção vinha desde 2020. Entre setembro daquele ano e março de 2021, o bloco cerâmico dobrou de preço, e o aço ficou 47% mais caro. Materiais de PVC subiram 42%, o cimento teve crescimento de 25% nos custos, e o cabo de cobre encareceu 21%. As variações fazem parte do cálculo do Custo Unitário Básico da Construção no DF (CUB), medido pelo sindicato.

R$ 40 mil. Esse é o valor...

Continuar Lendo

Como a construção civil impacta a sociedade.

July 13, 2022 | Categoria: Engineering

Por Júlio Cesar Barbosa – Revista Grandes Construções.

A construção civil é responsável pela absorção de mais de um terço dos recursos naturais extraídos no Brasil e 50% da energia gerada abastece a operação das edificações, segundo estudo do Conselho Internacional da Construção (CIB).

O setor também é um dos que mais produzem resíduos sólidos, líquidos e gasosos, além de ser responsável por mais de 50% dos entulhos, entre construções e demolições.

Para uma construção ser considerada sustentável, os processos precisam ser sustentáveis o que, é claro, vai além dos produtos e inclui a atua&cced...

Continuar Lendo

A importância da utilização de materiais de qualidade no mercado de construção civil

July 07, 2022 | Categoria: Engineering

Por Christian Speyer – Revista Grandes Construções

Mesmo perante a um cenário de crise provocado pela pandemia da Covid-19, o Brasil apresentou dados econômicos bastante relevantes em 2021, com destaque para a construção civil.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o crescimento total do Produto Interno Bruto (PIB), foi de 4,6%, enquanto que, só no setor da construção, foi de 9,7%.

Tendo em vista este cenário aquecido, é fato que as construtoras devem ficar ainda mais atentas na hora da execução do projeto e isto inclui a seleção dos materiais. Com tanta demanda, um projeto bem-sucedido certamente será um diferencial.

Por isso, é importante que as empresas...

Continuar Lendo

Construção civil impulsiona criação de emprego formal no Brasil.

July 05, 2022 | Categoria: Engineering

Jovem Pan – JP News

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mês de maio apontam 35.445 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil e mostram boa parte desse número são de pessoas trabalhando na construção civil. Esse foi melhor desempenho registrado pelo mercado de trabalho formal do setor desde fevereiro de 2022. Quando os números criados foram de 39.200 novos empregos. Nos primeiros cinco meses do ano, o setor da construção já gerou 155.500 novos postos de trabalho. Somente em 2022, o número de trabalhadores no setor já registrou um aumento de 6,74%. Bruno Cardoso começou a trabalhar em uma obra há três meses. Passou de estagiário, foi contratado e, agora, é assistente de engenharia, e j...

Continuar Lendo