Brasil bate recorde em energia renovável em 2022

March 02, 2023 | Categoria: Energy

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, segundo a Agência Brasil, eles mostram que a participação de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

Na avaliação da CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas e a expansão das usinas eólicas e solares....

Continuar Lendo

PIB: Construção e eletricidade se destacam na indústria em 2022; transformação e extrativa caem

March 02, 2023 | Categoria: Engineering

O setor da construção foi um dos destaques na alta da indústria no Produto Interno Bruto(PIB) de 2022, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em entrevista coletiva nesta quinta-feira sobre o desempenho da economia nos últimos três meses do ano passado.

Ela lembra que a construção está em processo de retomada há algum tempo, e isso se refletiu no resultado de 2022, com alta de 6,9%. “Tivemos aumento de ocupação [no mercado d e trabalho da construção] no ano passado, lembrou ela.

Assim como já mencionado em comunicado veiculado anteriormente pelo IBGE, a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos ...

Continuar Lendo

Fontes de energia limpa precisam dobrar em oito anos

February 27, 2023 | Categoria: Energy

A oferta de eletricidade por fontes de energia limpa precisa dobrar nos próximos oito anos para limitar o aumento da temperatura global. A estimativa é de agências internacionais, como a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e Organização das Nações Unidas (ONU), que ressaltam, ainda, a necessidade de os investimentos para a emissão líquida zero até 2050 serem triplicados.

A OMM ressalta que o setor energético produz cerca de três quartos das emissões globais de gases de efeito estufa e reforça ser essencial, para o bom andamento do século 21, a transição para meios limpos, como o solar, e a melhoria da eficiência energética. Destaca também que tal objetivo somente será alcanç...

Continuar Lendo

Empresa pioneira na produção de energia no mar alcança nível recorde de geração

February 23, 2023 | Categoria: Energy

Turbinas instaladas ao norte do litoral escocês alcançaram produção de 50 gigawatts-hora

Por Camila Pergentino

Pela primeira vez no mundo, a energia gerada pela força da água do mar alcançou o nível de geração de 50 gigawatts-hora. O feito foi realizado pela MeyGen, empresa com sede na Escócia que é uma das pioneiras no setor. Para produzir energia com a força do mar, a companhia trabalha com quatro turbinas instaladas em Pentland Firth, no norte do litoral escocês.

“Nosso conjunto de correntes de maré na costa de Pentland Firth tornou-se o primeiro conjunto de do mundo a gerar 50 GWh de eletricidade”, afirmou Graham Reid, CEO da SAE Renewables, grupo do qual a MeyGen faz parte. “A geração global to...

Continuar Lendo

Índice da CNI que mede expectativa da indústria da Construção Civil aponta otimismo para 2023

February 23, 2023 | Categoria: Engineering

Da Confederação Nacional da Indústria - A indústria da construção registrou queda do emprego e da produção no início deste ano, com um recuo de 2,9 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado, comportamento que é considerado, em grande parte, típico para o período. No entanto, o empresário está mais confiante e com expectativas mais otimistas para os próximos seis meses. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 343 empresas entre 1º e 9 de fevereiro.

A economista da CNI Larissa Nocko explica que os indicadores de expectativa, de investimento e de confiança apontam um empresário do s...

Continuar Lendo

União Europeia lança sua definição de hidrogênio renovável

February 14, 2023 | Categoria: Energy

A Comissão Europeia apresentou na segunda (13/2) sua proposta de definição do que é hidrogênio renovável.

Os atos fazem parte de uma estrutura regulatória da União Europeia para estabelecer um mercado de hidrogênio, que inclui investimentos em infraestrutura de energia e regras de ajuda estatal, além de metas para indústria e transporte.

A UE pretende atingir 10 milhões de toneladas de produção doméstica de hidrogênio renovável e 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável importado até 2030, na REPowerEU.

Para isso, vai precisar de grandes volumes de eletricidade renovável – estima que são necessários cerca de 500 TWh de eletricidade renovável (14% do c...

Continuar Lendo

Energia renovável: o futuro do abastecimento energético do país já chegou

February 14, 2023 | Categoria: Energy

Em 2022, as fontes de energia renovável - usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa - foram responsáveis por 92% da eletricidade produzida pelo país, maior crescimento dos últimos 10 anos, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Destaque para a geração solar, que teve o impressionante aumento de  64,3% em comparação com o ano anterior. Foram 88 novas fazendas solares adicionadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), fazendo com que a energia solar alcance 4% na matriz energética nacional. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores de energia solar.

Geração Distribu&i...

Continuar Lendo

Juros altos preocupam o setor da construção civil

February 14, 2023 | Categoria: Engineering

Matéria veiculada no Jornal da Globo desta segunda-feira (13) apontou o cenário de juros altos como um fator que esfria a economia e impacta todos os setores. De acordo com o noticiário, a construção civil, que sofreu queda de quase 30% de 2014 a 2020, vem vivenciando um ciclo de crescimento desde o segundo semestre de 2021, ainda assim, abaixo da performance registrada antes de 2014. Um dos principais indicadores do setor, o crédito imobiliário, apresentou recuo.

Em entrevista ao noticiário, a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, explicou que, apesar do crescimento no número de novos imóveis comercializados no ano passado, que utilizavam recursos do FGTS, o setor é extremamente dependente de uma m...

Continuar Lendo