UBS BB vê sinal negativo para renovação de concessões de energia após decretos de saneamento

April 10, 2023 | Categoria: Energy

Os decretos editados pelo governo brasileiro para modificar o marco regulatório de saneamento mandam uma sinalização negativa para o setor de energia elétrica, que deverá passar por uma série de renovação de concessões nos próximos anos, segundo análise do UBS BB.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira, o banco afirma que os decretos de saneamento assinados na semana passada representam uma sinalização "importante", pois "reforçam a intenção do governo de aumentar a participação estatal nos investimentos do setor".

Algumas das novas regras colocadas para o setor de saneamento alteram pontos importantes da lei 14.026/2020, que havia sido promulgada com o intuito de abrir esse mercado a mais operadores priv...

Continuar Lendo

Abramat: vendas de materiais de construção recuam 7,9% em março no País

April 10, 2023 | Categoria: Engineering

[email protected]

As vendas da indústria de materiais de construção caíram 7,9% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e tiveram alta de 0,4% em relação a fevereiro deste ano. Os dados já são deflacionados. No acumulado dos últimos 12 meses até março, as vendas recuaram 5,9%.

O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 10, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A pesquisa é elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas de materiais de base tiveram queda de 7,8% em março na compara&ccedi...

Continuar Lendo

Mercado Livre de Energia: saiba o que é e como funciona

April 06, 2023 | Categoria: Energy

O mercado livre de energia (MLE) encerrou o ano de 2022 com 29.549 mil unidades consumidoras. Com isso, representando 36,4% de participação no consumo brasileiro de energia. Em números de agentes, foram registrados 10.983, o que representa crescimento de 10,6% ao volume de 2021. As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Mas afinal, o que é o mercado livre?

O mercado livre de energia é um ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica voluntariamente. Em outras palavras, representa a liberdade de escolha pela energia que o consumidor vai utilizar. Esse movimento permite que os consumidores contratem um fornecedor de energia elétrica diretamente das empresas geradoras e ...

Continuar Lendo

PMI da construção na zona do euro cai para 45,0 em março; retração foi liderada pela Alemanha

April 06, 2023 | Categoria: Engineering

Por  Roberto de Lira

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da construção na zona do euro recuou de 47,6 em fevereiro para 45,0 em março, indicando a 11ª contração mensal consecutiva nos níveis de atividade no setor na região da moeda comum.

O declínio foi o mais forte foi observado na Alemanha (42,9), seguida pela França (45,3) e Itália (47,4).

Por setores, a quebra da atividade de construção na zona euro foi liderada pela habitação, seguida da construção civil e da atividade comercial.

Os dados mais recentes também indicaram uma deterioração adicional no desempenho dos fornecedores no setor de construção. As empresas francesas e italian...

Continuar Lendo

Transformação digital aumenta produtividade na área da construção civil em 60%

April 05, 2023 | Categoria: Engineering

DA REDAÇÃO da Istoé

A tecnologia vem ganhando cada dia mais espaço na construção civil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor cresceu 9,7% em 2021, e a digitalização possui grande influência nesse processo, se tornando a maior tendência no segmento por permitir ampla produtividade, otimização de resultados e simplificação dos processos.

A digitalização na construção civil leva benefícios a todos os públicos envolvidos no setor, como é o exemplo da iniciativa da Construtech lançada em 2020 pela Saint-Gobain, e que hoje é uma joint venture do grupo com a ArcelorMittal, que promove interações entre os mais diversos atores do ...

Continuar Lendo

Capacidade de geração de energia eólica deve bater recorde neste ano

April 04, 2023 | Categoria: Energy

O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, que beneficiam 108,7 milhões de habitantes.

Desse total, 85% estão na Região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desse tipo de energia, cuja participação na matriz nacional atinge, atualmente, 13,2%. A eólica já responde hoje por 20% da geração de energia que o país precisa.

No ano passado, o setor bateu recorde de 4 GW instalados e, para este ano, a presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, espera atingir novo r...

Continuar Lendo

Geração de energia renovável deverá dobrar até 2050

April 03, 2023 | Categoria: Energy

O mundo deverá dobrar a sua atual capacidade instalada de geração de energia renovável até 2050, para limitar o aquecimento global a 1,5º C, conforme prevê o Acordo de Paris.

O objetivo é aumentar globalmente a geração de energia renovável dos atuais 2.500 gigawatts para mais de 27 mil gigawatts. A informação é do Head do Programa REmap, do Centro de Inovação e Tecnologia (IITC) da Internacional Renewable Energy Agency (IRENA), em Bonn, na Alemanha, Ricardo Gorini.

Os dados foram divulgados por Gorini, nesta quarta-feira (29), em Brasília, durante a abertura da VI Conferência Nacional de PCHs e CGHs. "Globalmente há cerca de 650 gigawatts de energia hídrica mapeados no pipeline de projetos até 2037....

Continuar Lendo

Biogás quer decolar como combustível de aviação

March 31, 2023 | Categoria: Energy

Em expansão no Brasil, o biogás já é uma alternativa para substituir diesel e gás natural na geração de energia ou como combustível no transporte pesado, mas quer ir além e chegar até a aviação.

No final do ano passado, a empresa de biotecnologia Geo Biogás & Tech anunciou investimento de R$ 15 milhões em uma planta-piloto para produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em unidades de geração de biogás no Paraná.  

O projeto de demonstração terá capacidade de fabricação inicial de 660 litros por dia, a partir dos resíduos de cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filt...

Continuar Lendo