Reservatórios do Norte operam com 77,3% da capacidade de armazenamento

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Norte operam com 77,3% da capacidade de armazenamento, segundo dados referente ao último domingo, 18 de agosto, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 11.448 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,3% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí opera com 78,79% do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 77,3% do seu volume armazenado, com baixa de 0,3% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 79,95% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios opera...

Continuar Lendo

Setor de energia é um dos que mais investe em qualidade da gestão

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 212 organizações brasileiras aponta que o setor de energia está entre os quatro segmentos da economia que mais investem em qualidade da gestão. Os segmentos automobilístico, bancário e de tecnologia foram outros três mais mencionados no levantamento, que entrevistou 18 setores no total.

O estudo apontou ainda que 79% dos entrevistados se preocupam com a qualidade da gestão, considerando que todas as áreas e atividades das empresas possam estar focadas em processos adequados para a busca de melhores resultados.
O estudo mostra que 78% dos entrevistados também buscam avaliar a gestão da sua empresa periodicamente. A maioria (67%) realiza avaliações ...

Continuar Lendo

Os grandes desafios das empresas do setor elétrico

August 20, 2013 | Categoria: Energy

Por António Farinha e Eduardo Lemos

Mudanças recentes promoveram completa modificação no contexto de atuação de empresas do setor elétrico. Em um cenário desafiante, o setor elétrico deverá se reinventar para conseguir criar valor a seus stakeholders.

De forma mais ampla, observa-se uma mudança nos paradigmas de geração e consumo de energia, com impacto direto sobre as elétricas. De um lado, vê-se a crescente penetração de fontes renováveis e intermitentes, como as eólicas e o esperado crescimento da geração solar distribuída. De outro, tem-se uma alteração no comportamento dos consumidores de energia, buscando medidas de eficiência en...

Continuar Lendo

Leilão A-3 é adiado para 18 de novembro

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O leilão A-3, que estava marcado para acontecer no dia 25 de outubro, foi adiado para o dia 18 de novembro de 2013, de acordo com a portaria nº 270, publicada nesta segunda-feira, 19 de agosto, no Diário Oficial da União. O certame vai negociar contratos por quantidade para empreendimentos hidrelétricos e por disponibilidade para empreendimentos a partir de fonte eólica, solar, termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado ou a biomassa.

Para os projetos hidrelétricos, o contrato terá prazo de trinta anos e para os demais, vinte anos. Os empreendimentos termelétricos ainda não podem ter CVU superior a R$ 105/MWh. O início de supriment...

Continuar Lendo

Conferência aborda questões sobre construção sustentável no Brasil

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 27 e 29 de agosto acontece, em São Paulo, o Green Building Brasil - Conferência Internacional e Expo. O evento aborda questões sobre construção sustentável no Brasil. Desde 2010, profissionais e acadêmicos que são referência no assunto mostram a importância vital da conscientização ambiental, da existência de políticas públicas de sustentabilidade e da capacitação profissional do ramo.

Entre os dias 26 e 27 de agosto acontece, em Singapura a Annual International Conference on Power, Energy and Electrical Engineering, evento que pretende explorar os avanços em fornecer novas técnicas que contribuam para a energia elétrica e...

Continuar Lendo

Cade aprova compra da Rosa dos Ventos pela CPFL Energias Renováveis © 2000 – 2013. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique n

August 19, 2013 | Categoria: Energy

Por Mônica Izaguirre | Valor

BRASÍLIA  -  A CPFL Energias Renováveis (CPFL-R) , do grupo CPFL, obteve  sinal verde do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para dar prosseguimento à compra da  Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia.  O Diário Oficial da União desta segunda-feira informa que a operação foi aprovada, sem restrições, pela superintendência-geral do órgão de  defesa da concorrência.

A empresa  a ser comprada pertence atualmente à Martifer Renováveis Geração de Energia e Participações, do grupo Martifer.

Haver&aac...

Continuar Lendo

Simpósio avalia mercado de pesquisa para energias renováveis no âmbito Brasil-Alemanha

August 16, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, acontece, em Santarém, no Pará, o 6º Simpósio Brasil-Alemanha - Desenvolvimento Sustentável, evento que irá debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sobre os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha. O evento também visa proporcionar à comunidade científica um fórum de integração interdisciplinar e propor contribuições relevantes para o incremento da cooperação binacional....

Continuar Lendo

Negócio é chance de expansão da Energisa

August 16, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O vice-presidente de finanças e relações com investidores da Energisa, Maurício Botelho, afirmou ontem que a expansão da companhia por meio da possível aquisição do grupo Rede é uma grande oportunidade de geração de valor para a empresa.

"Essa operação é boa para credores, para a Energisa e para seus investidores", disse o executivo, que participou de teleconferência sobre os resultados da companhia no segundo trimestre.

No início de julho, os credores do Rede aprovaram o plano de recuperação da companhia apresentado pela Energisa, mas a sua homologação ainda depende do aval da Justiça. O plano prevê investimentos imediatos de R$ 1,95 bilhão e...

Continuar Lendo