Projeto de lei propõe criação de política nacional para o gás

September 24, 2013 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Regulação e Política 

Um projeto de lei que pretende estimular a adoção pelo governo de uma política nacional para o gás natural foi encaminhando pelo deputado Antônio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) à mesa da Câmara nesta terça-feira, 24 de setembro. A proposta nasceu com a intenção de complementar a Lei 11.909, conhecida como Lei do Gás, e definir como atribuições do Poder Executivo o planejamento de expansão e a coordenação com os estados para harmonizar a regulação do setor.

Presidente da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural, Thame  propôs uma série de ajustes na legislaç...

Continuar Lendo

Primeiro despacho de biogás para Reduc será no fim de setembro

September 24, 2013 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

O primeiro despacho de biogás purificado do aterro de Gramacho para a Refinaria Duque de Caxias será feito no fim deste mês. A informação foi dada pelo assessor chefe da diretoria Técnica e de Logística da Comlurb, José Henrique Penido, em evento realizado nesta terça-feira, 24 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). O gás coletado no aterro é transformado em suprimento energético que atende parcialmente a refinaria. Ainda de acordo com Penido, o despacho será de 8,5 mil metros cúbicos.

A Reduc vai receber 70 milhões de m³ por ano por ano de gás da empresa Gás verde, uma das gestoras do projeto do ate...

Continuar Lendo

Obama quer impor limites para emissões de carbono das empresas energéticas

September 20, 2013 | Categoria: Energy

EFE

O governo dos Estados Unidos vai anunciar nesta sexta-feira um plano para impor limites federais para as emissões de carbono das companhias energéticas do país, em uma tentativa do presidente Barack Obama de cumprir sua promessa de tomar medidas contra a mudança climática, informou nesta quinta-feira o jornal The New York Times.

A diretora da Agência de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês), Gina McCarthy, vai anunciar amanhã no National Press Club de Washington as novas medidas, que enfrentarão provavelmente a oposição republicana no Congresso, que faz lobby para a indústria do carvão, segundo o jornal.

A proposta limitaria as emissões das novas usinas alimentadas por gás natural a 454 quilos de di&oacu...

Continuar Lendo

Fórum incentiva debate sobre conhecimentos jurídicos do setor elétrico

September 20, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias 28 e 29 de outubro acontece, no Rio de Janeiro, RJ, o 5º Fórum Internacional do Direito do Petróleo e Gás Natural, evento que visa discutir e ampliar os conhecimentos jurídicos sobre o setor de Energia, considerando os diversos regimes jurídicos e institucionais aplicáveis.

Durante os dias 24 e 27 de outubro acontece, em Brasília, DF, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente, evento que abordará o tema Política Nacional de Resíduos Sólidos. O intuito é atrair empresários, governos e a sociedade civil para discutirem e estabelecerem soluções políticas, além de trocarem conhecimento técnico-científico e político.

...

Continuar Lendo

EDF planeja voltar a ser grande no Brasil

September 20, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

Depois de se desfazer do controle da Light em 2006, o grupo francês EDF está retomando suas investidas no Brasil. A companhia, que perdeu a disputa no leilão da hidrelétrica de Sinop, confirma o interesse em ser sócia da Eletrobras no projeto no rio Teles Pires (MT). Também pretende participar do leilão da hidrelétrica de São Manoel, de 700 MW, no mesmo rio, que deve ser licitada no fim do ano.

"A Eletrobras sabe que nós somos parceiros que desejamos trabalhar com eles, tanto nesse projeto [Sinop] como em outros", disse o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da EDF, Olivier Orsini, em entrevista ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

A EDF também tem planos de ...

Continuar Lendo

Câmara realiza audiência pública para discutir carvão mineral na matriz energética

September 19, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Regulação e Política 

No dia 9 de outubro, acontece, na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para discutir a participação do carvão mineral na matriz energética brasileira. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar do Carvão Mineral, participou, na última quarta-feira, 18 de setembro, da reunião da Comissão, presidida pelo deputado Eduardo da Fonte.

De acordo com presidente da Frente Parlamentar, é necessário estabelecer uma política industrial para o carvão no Brasil, que é o maior recurso energético do país. E neste sentido, a audiência servirá como espaço...

Continuar Lendo

Evento incentiva novos métodos e tecnologias para redução do consumo de energia

September 18, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário

Durante os dias 22 e 23 de outubro acontece, no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, evento voltado para gestores, técnicos e executivos do setor nuclear; concessionárias de energia e empresas de engenharia industrial. O seminário visa incentivar os consumidores em geral a adotarem novos métodos e tecnologias para reduzir seu consumo, substituir a energia convencional por outras fontes mais limpas e renováveis e garantir seu próprio crescimento e do país de forma mais sustentável e segura.

Durante os dias 21 e 22 de outubro acontece, no Rio de Janeiro, a 2ª Edição do Accelerate Brasil, evento de infraestrutura que reuni...

Continuar Lendo

Governo quer relicitar contrato antigo de distribuidoras

September 18, 2013 | Categoria: Energy

JOÃO VILLAVERDE E MAURO ZANATTA - Agencia Estado

BRASÍLIA - Depois de antecipar a renovação dos contratos de geração e transmissão de energia, o governo agora quer usar a renovação e a relicitação de concessões das distribuidoras para atenuar futuros reajustes tarifários, informou um auxiliar direto da presidente Dilma Rousseff ao jornal O Estado de S. Paulo.

 As 42 distribuidoras de energia cujas concessões terminam entre 2015 e 2017 devem ter duas alternativas. Os contratos de prazo mais longo, que atingirão 50 anos nesse período, serão encerrados e novos termos serão celebrados por meio de licitação. Nesse caso, concorrentes poderão disputar a concessão.

Os contratos que a...

Continuar Lendo