Com meta de 1GW de solar até 2025, EDP Brasil se vê confortável para enfrentar crise hídrica.

July 28, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

Em teleconferência com investidores para apresentar os resultados do segundo trimestre de 2021, os executivos da EDP Brasil acreditam que estão em posição confortável para enfrentar os efeitos da crise hídrica, que têm impactado boa parte das empresas do setor elétrico.

Segundo o CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, a empresa vem se antecipando aos possíveis riscos hidrológicos protegendo o portfólio com investimentos em energia solar. A meta é alcançar 1 GW em capacidade instalada até 2025, com foco na geração distribuída e utility scale por meio de PPAs corporativos.

O executivo considera que os resultados conquistados são pos...

Continuar Lendo

Sustentabilidade estratégica para empresas de geração de energia de todos os portes.

July 23, 2021 | Categoria: Energy

ALLONDA OFERECE DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Allonda está há 20 anos no mercado desenvolvendo soluções de engenharia que colocam a sustentabilidade como protagonista. Essa busca por atendimento aos pilares sociais, ambientais e econômicos, colocou a Allonda entre as pioneiras no Brasil na emissão de sustainability-linked bonds (títulos relacionados a indicadores ESG) e como parceira estratégica de seus clientes no atendimento a metas relacionadas a esses critérios.

Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando seu know-how e desenvolvendo importantes projetos de engenharia pelo país, sempre utilizando como base:

Inovação – estar atento ao que há de mais moderno no mercado.

Sustentabilidade – compromisso com a sust...

Continuar Lendo

Norsk Solar, GDSolar e a Órigo Energia fecham acordo para construção de 12 usinas solares no Brasil.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Norsk Solar, empresa com sede em Oslo, Noruega, assinou na última terça-feira, 29 de junho, um acordo com a GDSolar e a Órigo Energia para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da Norsk Solar, que atua em mercados emergentes, é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial.

Para a Norsk Solar, este acordo é um passo natural no plano de negócios da empresa no Brasil, que consolida a entrada nesse mercado. A equipe tem feito um trabalho visando clientes dentro do espaço corporativo e industrial (C&I) e tem como objetivo suprir a demanda por energia limpa, barata e com custo previs...

Continuar Lendo

Capacidade global de energia renovável tende a aumentar.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Eólica BR – Revista Grandes Construções.

 

As fontes de energias renováveis vem crescendo cada vez mais, a eletricidade gerada por tecnologias renováveis tiveram um desempenho de 7% globalmente em 2020.

O setor representa 83% da matriz elétrica brasileira. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Segundo relatório da IEA – Agência Internacional de Energia, o setor cresceu fortemente no último ano. A capacidade aumentará devido impulsionamento da China e Estados Unidos, que chegou ao nível recorde recorde de 200 gigawatts em 2020.

Este aumento representa quase 90% da expansão tota...

Continuar Lendo

Crescimento de hidrelétricas no mundo deve desacelerar, diz AIE.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia, o crescimento das hidrelétricas no mundo deve desacelerar significativamente nesta década, colocando em risco as ambições de países em todo o mundo de atingir emissões líquidas zero, garantindo suprimentos de energia confiáveis e acessíveis para seus cidadãos.

A energia hidrelétrica tem um papel fundamental na transição para energia limpa, não apenas por meio das enormes quantidades de eletricidade com baixo teor de carbono que produz, mas também por causa de suas capacidades incomparáveis de fornecer flexibilidade e armazenamento. Muitas UHEs podem aumentar ou diminuir sua geração de eletricidade muito ra...

Continuar Lendo

ONS aponta novo recorde de geração solar e eólica no Nordeste.

June 30, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Nordeste bateu novos recordes de geração eólica e solar na última segunda-feira, 28 de junho, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Os ventos foram responsáveis por uma geração instantânea (pico) de 10.856 MW, às 23h44, montante suficiente para atender a 96,1% da demanda do subsistema do Nordeste naquele momento. O último recorde, deste mesmo tipo, havia sido registrado há cerca de um mês, no dia 26 de maio, quando foram produzidos 10.612 MW.

Os registros do ONS também apontaram que o sol voltou a brilhar intensamente na região no mesmo período. O valor verificado foi de 681 MW médios, representando 6,4% da demanda do Nordeste. O número apon...

Continuar Lendo

Minerva Foods recebe o Selo Energia Renovável para suas operações no Brasil.

June 30, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Minerva Foods, empresa de exportação de carne bovina e uma das empresas que atua na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, recebeu o Selo Energia Renovável, emitido pelo Instituto Totum, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e a Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), para todas as suas unidades no Brasil. A empresa brasileira está sendo a primeira a receber o Selo em âmbito global.

Segundo a empresa, a conquista é fruto de uma auditoria realizada pelo Instituto Totum, com base na Normativa do Selo e que, dentre outros aspectos, assegura a compra de certificados de energia renovável (I-RECs) pela Minerva Foods...

Continuar Lendo

Ministro reforça medidas para reduzir consumo em meio a crise hídrica.

June 29, 2021 | Categoria: Energy

ALEXANDRE CANAZIO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afastou novamente a possibilidade de racionamento, como ocorrido em 2001, por causa, da robustez do setor elétrico nacional. Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira, 28 de junho, o ministro disse que o governo vem atuando em várias frentes para enfrentar a crise hídrica.

” Além de monitorar o setor elétrico 24 horas por dia, montamos uma estrutura de governança para coordenar, com rapidez e segurança, as ações dos vários órgãos envolvidos no enfrentamento do atual cenário de escassez hidroenergética”, afirmou o ministro no pronunciamento.

Albuquerque...

Continuar Lendo