Construções provisórias estão em alta na construção civil.

December 09, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A adoção de práticas sustentáveis estão cada vez mais presentes na construção civil. Novas tecnologias, como as construções provisórias, vêm ganhando cada vez mais visibilidade por representarem uma alternativa mais amigável ao meio ambiente e também mais econômica.

Para Tatiana Fasolari, vice-diretora da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays da América Latina, as infraestruturas temporárias são tendência em grandes eventos e podem ser montadas e desmontadas rapidamente.

“Ações sustentáveis são um caminho inevitável para o mundo dos negócios. Quanto maior a consciência da m...

Continuar Lendo

A crise energética e geopolítica que ameaça a Europa

December 09, 2022 | Categoria: Energy

O Estado de S. Paulo 

Energia A arma energética de Putin ameaça matar mais gente na Europa do que sua artilharia na Ucrânia Dependência Países de todo o continente adotaram medidas excepcionais para reduzir o uso de energia, afastando-se da fornecedora principal, a Rússia.

Se perguntamos aos amigos da Europa em torno do mundo o que eles pensam a respeito das perspectivas do velho continente, sua resposta são duas emoções. Uma é admiração – na luta para ajudar a Ucrânia e resistir à agressão russa, a Europa demonstrou unidade, determinação e uma virtuosa disposição para suportar custos enormes. A outra é alarme – um aperto econômico brutal colocará em teste a resiliência...

Continuar Lendo

SindusCon-SP projeta crescimento de 7% para o PIB da construção em 2022

December 07, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções

A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da Construção, foi revista para cima e chegará a 7% em 2022, com expectativa de alcançar 2,4% em 2023.

Em 2021, a taxa de crescimento anual (já revista) foi de 10%. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos.

O ciclo de negócios continuou se sustentando ao longo de 2022, a despeito de uma conjuntura mais adversa dada pela forte elevação da Selic e dos preços dos imóveis.

“Assim, se por um lado há uma desaceleração do ritmo de alta da atividade, por outro, nota-se que o setor...

Continuar Lendo

Crise energética impulsiona energias renováveis, afirma AIE

December 07, 2022 | Categoria: Energy

Fonte : Uol Noticias

A crise energética global deu um "impulso sem precedentes" ao desenvolvimento das energias renováveis, cujo crescimento aumentará nos próximos cinco anos tanto quanto nos últimos 20, anunciou nesta terça-feira (6) a Agência Internacional de Energia (AIE).  Nos próximos cinco anos, o crescimento da capacidade renovável global deve quase dobrar, diz o relatório anual da AIE sobre energias renováveis.  PUBLICIDADE Graças a este desenvolvimento acelerado, as energias renováveis, principalmente eólica e solar, ultrapassarão o carvão como principal fonte de produção de eletricidade até 2025.  A instabilidade energética causada pela invasão russa da Ucrânia levou os pa&...

Continuar Lendo

Construção civil deve crescer 4,5% em 2023, diz estudo

December 02, 2022 | Categoria: Engineering

FOLHA VITÓRIA

Pelo segundo ano consecutivo, o setor de construção civil registra um crescimento acima da economia nacional. Conforme dados da Prospecta Analytica, o segmento teve uma expansão de 3% no primeiro semestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2021. Também foram criadas mais de 430 mil vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022, de acordo com pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Para 2023, a previsão permanece positiva. A expectativa é que o mercado apresente um crescimento de 4,5%, impulsionado pela estabilidade do preço dos materiais de construção e pela melhora na economia do país, gerando confiança no consumidor e impactando na venda de imó...

Continuar Lendo

Biogás pode atender a meta brasileira no acordo global de metano

November 30, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O potencial brasileiro para produção de biogás, estimado em 120 milhões de m³ por dia, pode atender a 100% da meta brasileira no Acordo Global de Metano, evitando a liberação de 8 milhões de toneladas do gás na atmosfera. A projeção da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) é de produzir 30 milhões de m³ de biogás por dia em 2030, o equivalente à redução de 2 milhões de toneladas de metano.

Esses objetivos e as melhores formas de atingi-los serão debatidos na 9ª edição do Fórum do Biogás, entre hoje e amanhã no espaço APAS, em São Paulo. O encontro é realizado anualmente para troca de i...

Continuar Lendo

Indústria da construção registra queda no ritmo de crescimento em outubro

November 23, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções 

A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra desaceleração em dois indicadores importantes para o setor: atividade e emprego.

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção passou de 53,4 pontos caiu para 50 pontos em outubro de 2022. Esse indicador varia de 0 a 100, e dados acima de 50 pontos indicam crescimento, abaixo desse valor, queda.

Como ficou exatamente na linha divisória, a atividade mostrou-se estável entre setembro e outubro.

O índice de evolução do nível de número de empregados da construção recuou de 53...

Continuar Lendo

Copel prevê crescer em geração renovável e entrar em novos mercados de distribuição

November 23, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Forbes Money Reuters

A paranaense Copel planeja consolidar sua posição de empresa integrada de energia elétrica até 2030, crescendo em geração renovável, transmissão e comercialização de energia, além de potencialmente entrar em novos mercados de distribuição fora do Paraná, segundo executivos da companhia.

Após o governo paranaense ter anunciado na véspera sua intenção de privatizar a companhia, a Copel apresentou nesta terça-feira uma atualização de seu plano estratégico para os próximos anos, prevendo acrescentar ao portfólio 2 gigawatts (GW) de ativos renováveis e 2 mil km de linhas de transmissão.

Já na distribuição, a c...

Continuar Lendo