Aneel mantém bandeira verde da energia elétrica para setembro

August 29, 2022 | Categoria: Energy

AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira a permanência do acionamento da bandeira verde para o mês de setembro. Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País.
A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. A bandeira verde é a que tem o valor mais baixo para o consumidor. As outras, mais caras, são a amarela e a vermelha.

...

Continuar Lendo

Confiança da Construção Civil atinge seu maior nível desde dezembro de 2013

August 29, 2022 | Categoria: Engineering

Agência Brasil

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,4 ponto em agosto e chegou a 98,2 pontos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), que divulgou os dados hoje (26), este é o maior nível alcançado pelo indicador desde dezembro de 2013, quando o índice estava em 98,3 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,6 ponto. Em julho, o ICST havia caído 0,7 ponto. Na comparação com agosto de 2021, o aumento foi de 1,8 ponto.

Continuar Lendo

Senado aprova marco legal para a produção de energia em alto mar

August 28, 2022 | Categoria: Energy

Escrito por CicloVivo

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, na última quarta-feira, 17 de agosto, o projeto do marco regulatório para a exploração de energia — seja eólica, solar ou das marés — em alto-mar, lagoas e espelhos d’água no Brasil. O PL 576/2021 regulamenta a autorização para aproveitamento do potencial energético offshore. Do senador Jean Paul Prates (PT-RN), o projeto foi aprovado em caráter terminativo e, por isso, deve seguir para análise da Câmara dos Deputados.

O marco legal para offshore visa proporcionar segurança jurídica para permitir o investimento de longo prazo.

A principal fonte de energia no Brasil é a hidrelétrica. Para Jean Paul Prates...

Continuar Lendo

Estudo busca criação de novos materiais para a construção civil

August 27, 2022 | Categoria: Engineering

O Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para a Construção , vinculado ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está coordenando um novo projeto o Centro de Inovação em Compósitos de Matriz Cimentícia de Alto Desempenho para o Fortalecimento da Cadeia de Ferramental na Indústria de Autopeças. A iniciativa é resultante de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Hercílio Randon (IHR).

O Centro prevê estudos em conjunto entre pesquisadores do curso de Engenharia Civil das três instituições sobre matrizes cimentícias, mate...

Continuar Lendo

Custo da construção desacelera e sobe 0,33% em agosto

August 26, 2022 | Categoria: Engineering

Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil

 Em agosto, o Índice Nacional de Custo da Construção-M (Incc-M) desacelerou em relação a julho e subiu 0,33%. No mês anterior, o índice teve taxa de 1,16%. Com isso, o índice acumula alta de 8,80% no ano e 11,40% em 12 meses.

 Os dados foram divulgados hoje (26), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getul...

Continuar Lendo

Obras de aeroportos são importantes vetores de desenvolvimento

August 23, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de imprensa – Revista Grandes Construções.

Em um mundo cada vez mais globalizado, uma infraestrutura como um aeroporto ganha especial importância como um importante vetor de desenvolvimento econômico e urbano.

Cidades aeroportuárias crescem em sinergia com as atividades e serviços ligados direta e indiretamente à aviação, atraindo mão de obra e público consumidor qualificados, além de inúmeras empresas, que geram divisas e empregos para a região.

Igualmente proporcional à sua importância é a complexidade desse tipo de obra, especialmente por causa da questão da segurança, que permeia todas as etapas da construção de um aeroporto.

Atualmente respondendo pelo comando ...

Continuar Lendo

Oferta interna de energia elétrica deve subir 3% em 2022, aponta MME

August 22, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Oferta Interna de Energia (OIE) deve aumentar 1,3% em relação a 2021, ano da crise hídrica, com 305,1 milhões de tep e 46,4% de fontes renováveis, aponta o último Boletim Mensal do Ministério de Minas e Energia referente ao mês de maio e publicado na última quarta-feira, 17 de agosto. A projeção estima ainda crescimento de 2,5% no consumo final, taxa maior que da OIE devido ao aumento da participação de energia hidráulica no sistema, o que reduz as perdas na geração.

Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) de...

Continuar Lendo

Padrões internacionais de contratos de construção enfrentam resistência no Brasil.

August 22, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

Promovido na semana passada, evento do Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC) debateu os formatos internacionais de contratos de construção, destacando benefícios e desafios para serem utilizados no Brasil.

Com o tema “Standards Internacionais de Contratos de Construção – Um olhar geral, desafios e perspectivas”, o evento abordou alguns padrões praticados no exterior, como o Rainbow Suite, da Federação Internacional de Engenheiros Consultores (FIDIC), que traz direcionamentos específicos para os diferentes tipos de projetos, e o NEC (New Engineering Contract).

“Modelos colaborativos surgem para tentar sair de uma relação adversaria...

Continuar Lendo